quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A História do Dia da Criança

Era 1924 e o Rio de Janeiro sediava 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Inspirado nesse evento, em 1925, o Deputado Galdino do Valle Filho apresentou o projeto de lei número 4867 – o documento instituía o 12 de outubro como a data comemorativa do Dia da Criança no Brasil. Mas nem por isso a data passou a ser comemorada de imediato, permanecendo meramente decorativa por muito tempo. Em 1955, a Estrela, fabricante brasileira de brinquedos, bolou uma campanha de marketing demolidora em parceria com a Johnson e Johnson, a “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha colocou os demais fabricantes de brinquedos de orelha em pé. Com campanhas e investimento maciço, criaram a Semana da Criança, com o objetivo de estender o período das vendas – ponto novamente. Daí para a revitalização do 12 de outubro foi um passo.
Comemoração do Dia dos Meninos no Japão
Mas a data não é uma unanimidade mundial. No pós II guerra mundial, a ONU criou o UNICEF para cuidar do problema das crianças, uma população enorme e muito sofrida pela guerra. A partir daí, o 20 de novembro ficou instituído como o Dia Mundial das Crianças. A oficialização Da Declaração dos Direitos da Criança ocorreu neste dia, em 1959. Mas as datas locais tem mais poder e são comemoradas em diferentes dias do ano, conforme o país: Portugal, Angola, Armênia e outroa tantos países  comemoram em 1º de junho, já os alemães homenageiam a criançada em 20 de setembro. Os canadenses já o fazem no 20 de novembro e os americanos...no 3 de junho, mas depende de cada estado (tinha que ser os americanos). Os japoneses, sempre originais, segmentaram: lá, 3 de março é o dia  das meninas (Hina Matsuri) e 3 de maio, dos meninos (Tango no Sekku). Coisas da tradição.
O importante é que, ao menos nas datas pré-definidas, cada sociedade se lembre de que a nossa sobrevivência futura depende do que entregamos nas mãos da criançada. Família, educação, saúde, caráter, princípios. Tudo isso independe de um dia específico vai garantir a nossa continuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário