terça-feira, 14 de junho de 2011

TAP Portugal - o valor do intangível

"Gentileza gera gentileza", dizia José Datrino. Diz outro ditado no mundo dos negócios que "não tem almoço de graça". Mas tem empresas que ao menos fingem muito bem que não estão de olho apenas no bolso do cliente, faz soar autêntico. A criatividade tem dessas coisas. E daí partem pra aposta no intangível, naquilo que nem sempre os gráficos tipo sismógrafo são capazes de prever. Vai dar retorno imediato ou não? Lucro ou rentabilidade? A empresa vai ganhar mercado? Como e em que tempo? Ninguém coloca dinheiro bom em estimativa ruim, mas tudo tem um limite. Em marketing existe aquela esquizofrenia de querer medir resultados de curto prazo com ações intangíveis. Ninguém merece... 
Nos 457 anos de São Paulo (janeiro de 2011), a TAP Portugal aprontou uma boa pra quem circulava no aeroporto de Guarulhos (São Paulo, Brasil) naquele dia. Boa mesmo, coisa pra quem viu e participou não esquecer.
Pois no domingo em que se comemorou o Dia dos Namorados no Brasil, 12 de junho, esses patrícios aprontaram de novo, desta vez em Porto Alegre. Colocaram o pessoal pra dançar. E já fizeram isso em Miami também, pra inaugurar uma rota. Mais que marketing vivencial, isso é arrancar carisma do público. Essa é a acepção real da expressão manjada: "Nós comemoramos e quem ganha é você". Parabéns à TAP pela inovação. Numa próxima viagem certamente vou consultar passagens com eles. "Gentileza gera gentileza".
vejam os filmes...

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