quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Que País É Esse? - “The Economist - Brazil takes off”

O Brasil Não Conhece O Brasil – refrão cantado por Elis Regina, música "Querelas do Brasil" de Maurício Tapajós e Audir Blanc. Comecei a cantarolar baixinho isso enquanto lia a matéria do The Economist (12/11/09): “Brazil – Takes Off”.
Já dissseram que o Brasil não era sério. Tivemos que engolir que qualquer marola na economia externa, virava uma epidemia aqui dentro e que a instabilidade política impedia o crescimento - e dá-lhe crise de credibilidade. Aqui, temos recurso proporcional ao desperdício, muito futebol, samba e por aí vai. Mentira? Tudo verdade. Mas é verdade também que o Brasil começa a ser visto como “a bola da vez” e, embora ainda tenha gente querendo jogar terra de cemitério, não vai ser o queridinho apenas em função da Copa e das Olimpíadas.
Segundo o “The Economist”, ainda que dos países pertencentes às BRIC a China seja o atual líder do processo de recuperação econômica do mundo, logo o Brasil será um dos 5 países mais importantes do cenário mundial e, segundo a Consultoria PriceWaterhose-Coopers, São Paulo vai ser uma das cinco mais ricas. E tem mais: o Brasil é democrata (a China não), trata os parceiros de negócios respeitosamente (a Rússia não) e tem praticado um esforçado modelo diplomático (a Índia é tida como um país rebelde). Históricamente temos feito a lição de casa, garantindo aos investidores um ambiente de negócios cada vez mais sofisticado, domando a inflação, privatizando empresas públicas que davam prejuízo, melhorando políticas e práticas de comércio e outros sinais de credibilidade. Tá bom, falta ainda botar MESMO pra correr a turma das cuecas cheias de dólares, mas milagre demora um pouco mais.
O Governo acertou a mão ao flertar com a China e nos afastar um pouco da crise americana - menos pobres, mais classe média, mais consumo, juros baixos, mais investimentos e empregos, dólar estável. Estamos mandando na carne, no aço, até nos aviões o Brasil ta podendo, todo mundo quer. Tudo isso aponta o caminho. Não vai o apagão da arrogância picar a nossa bola, vai? “Nunca antes na história deste pais...”. E, Se Espirrar, Saúde!
(Fonte: The Economist – Brazil takes off (12/11/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário