quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cata Moeda - ao brilhante empreendedor, as moedas.

O empresário Victor Levy, catarinense, voltava pro Brasil de um período sabático de três anos viajando pelo mundo, quando no aeroporto parou pra tomar um café com pão de queijo. No Caixa, a atendente não tinha moedas pra dar de troco. Veio o “lampejo” que precisava para entrar em ação o Visionário. Muitas histórias e pesquisas depois, Levy criou a empresa Cata Moedas. Máquinas instaladas em pontos comerciais de grande movimento recebem moedas e devolvem ao depositante um cupon com o valor acrescido de um bônus de 5%. O valor é para ser gasto no estabelecimento onde a máquina está.
Além da idéia, Levy fez a lição de casa. Pesquisou, rabiscou, investiu, re-investiu. Viu que, apesar da escalada no uso de cartões de saque e de crédito, 55% da população recebe seu salário em espécie. Em muitos locais do Brasil, segundo o banco Central, máquinas de cartão não chegam porque o comerciante se nega a arcar com as taxas escorchantes. Por essas e outras, 75% da população usa dinheiro vivo nas transações. Só que o preconceito às moedinhas faz com que 27% delas fique em cofrinhos ou fundos de gaveta e bolsas, fora de circulação. Uma bolada de mais de 500 milhões que deixa de circular e trava a economia.

Levy estava certo. No início de 2013, o empresário colocou quatro máquinas em pontos estratégicos de Curitiba como primeiro teste de mercado. Juntas, captaram até o momento quase 300 mil moedas. Os comerciantes onde os “cofrinhos gigantes” estão também gostaram. Como o dinheiro deve ser gasto no mesmo local, isso estimula o consumo e dá um empurrão na receita. Pagam uma taxa fixa que inclui a manutenção e atualização do software.

Em dois anos, Victor Levy quer espaçhar 5 mil dessas máquinas pelo Brasil. Vai conseguir.
veja vídeo sobre o Cata Moeda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário