terça-feira, 8 de outubro de 2013

EndoBarrier - uma nova tecnologia contra a obesidade

Em breve, no Brasil, desembarca uma nova tecnologia que promete ser tão eficiente no combate à obesidade quanto a cirurgia bariátrica, porém muito menos invasiva. O EndoBarrier, um sistema de revestimento da membrana do duodeno, tem mostrado resultados surpreendentes na perda de peso e na redução dos fatores de risco da obesidade, como o diabetes tipo 2, por exemplo. Trata-se de um dispositivo não cirúrgico que vem sendo largamente estudado e com êxito comprovado.
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado. Uma fina membrana de teflon é implantada na parede do duodeno, impedindo que nutrientes sejam absorvidos nesta parte do intestino (método chamado de exclusão do duodeno), levando à perda de peso e controle da glicose (o seu excesso pode levar ao diabetes). O implante EndoBarrier é introduzido no duodeno por via endoscópica e o procedimento não leva mais do que uma hora. O paciente permanece com o dispositivo por no mínimo um ano, podendo re-implantar outro dispositivo após seis meses de intervalo. É especialmente indicado para pacientes diabéticos ou com risco da doença, bem como com o IMC acima de 30.


O EndoBarrier é fabricado pela americana GI Dynamics e já está em processo de aprovação na ANVISA, devendo chegar ao mercado brasileiro em 2014. 

Veja o site da GI Dynamics clicando AQUI

2 comentários:

  1. Há alguma previsão para de fato chegar ao mercado brasileiro?
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, segundo pesquisei, a previsão provável é segundo semestre de 2014, mas considere que quando se trata de aprovação por órgãos regulatórios em saúde no Brasil, é imprevisível.

      Excluir