sábado, 21 de setembro de 2013

Phonebloks - monte e desmonte seu celular como um LEGO

Em se tratando de tecnologia, não raro, tem dias que a gente só quer um telefone que fale. O “combo” telefone+máquina+agenda+computador+um monte de outras coisas as vezes atrapalha. Quem já não passou pela situação de ter perdido o telefone sem passar todas as fotos pro computador ou a agenda pra um sistema em nuvem?
Pois um novo conceito em telefones pode mudar o eixo da cultura de celulares radicalmente. O Phone Block vai permitir que o telefone seja montado e desmontado pelo usuário conforme a utilidade do dia. Uma placa comutadora com tela única onde os dispositivos são ordenados e conectados conforme a necessidade. Se a pessoa precisa apenas falar, todo o resto é retirado e é conectado um módulo gigante de bateria. Se precisa só da máquina fotográfica e do GPS, conecta-se apenas esses dois módulos à placa. Quer usar apenas como WI-FI? Pode. Tudo como se fosse um simplório LEGO, onde a função de cada peça e seus encaixes possíveis é didaticamente mostrada no próprio aparelho. Um mar de possibilidades. Facilita inclusive na hora do aperto. Um bloco defeituoso pode ser prontamente substituído pelo próprio usuário sem qualquer dano ao resto do aparelho. Atualizações dos componentes podem ser feitas de forma independente, sem inutilizar todo o conjunto.
A simplificação, do conceito ao uso, permitiria inclusive uma gestão muito mais inteligente de resíduos de tecnologia, um sério problema em todo o nosso novo mundo. Forçaria a uma postura diferente, onde toneladas de componentes são descartados o tempo todo, todo o tempo. Será que teríamos menos lixo tecnológico a ser despejado não se sabe onde? 

Pra por em prática uma plataforma como esta, diversas empresas se empenham em produzir cada parte. É menos gente correndo atrás de produzir o "seu todo" para dedicar tempo e recursos na concepção de uma pequena parte.

É realmente um conceito arrojado e que obriga a uma releitura desse mercado. Deve ter muita gente perdendo o sono em empresas de tecnologia. E se mordendo de raiva _ “afinal porque não pensei nisso antes?” Veja filme abaixo e dê seu apoio a essa causa. 
fonte: GEEKLogic website

Nenhum comentário:

Postar um comentário