domingo, 18 de agosto de 2013

"Luz engarrafada" - mudou a vida de 1 milhão de pessoas

Mudança é atitude e sempre vale por mil palavras. Pessoas anônimas melhoram a vida dos outros e não ganham créditos por isso. Também não fazema  menor questão. Ajudar os outros é o maior prêmio. 

Um dia de apagão bastou pra que Alfredo Moser, um mecânico de Uberaba, Minas Gerais, mudasse pra sempre a vida de mais de um milhão de pessoas no mundo. O inventor autodidata juntou uma garrafa pet, duas medidas de cloro e 2 litros d’água. Estava criada a lâmpada de Moser, um invento que permite iluminar uma casa durante o dia. A lâmpada, fixada no teto da casa e utilizando a refração da luz natural, produz o equivalente a uma lâmpada de 40 a 60 watts, dependendo da luz do sol. Segundo Moser, o cloro é pra evitar que a água fique verde pela proliferação natural de algas.  
Alfredo Moser e a Lâmpada de Moser - invento que mudou a vida de 1 milhão de pessoas carentes
Moser já instalou seu invento em casas de amigos e até num supermercado. Jamais pensou em ganhar dinheiro com a coisa, mesmo cobrando uns trocados pelo trabalho. Considera a luz um dom divino e acredita que sua invenção é uma forma de ajudar as pessoas a economizar dinheiro.

A Fundação MyShelter, especializada em soluções alternativas para melhorar a vida de famílias de baixa renda pelo mundo, adotou a lâmpada de Moser como uma excelente alternativa. Países como Filipinas, Tanzânia, Bangladesh e Argentina já adotaram a “luz engarrafada” em milhares de residências.

fontes: BBC News e G1.

Um comentário: