segunda-feira, 22 de abril de 2013

Uma História de Leões e Impostos


Esses dias li sobre a injusta alusão entre o Imposto de Renda e o Leão (o bicho). 


O leão é um animal que tem fome, mas quem caça é a leoa, não o leão. E a leoa, quando pega a presa, devora tudo. O leão do imposto não mata e por um fato simples - da mesma forma como o crack é menos rentável comercialmente do que a cocaína porque mata o freguês, o leão do imposto não pode devorar a galinha dos ovos de ouro (no caso, nós). Então, ele asfixia o sujeito, mas não mata.
ideia de associar a imagem do bicho ao tributo é nossa, brasileira mesmo e aconteceu em 1979. A Receita Federal brasileira disparou uma forte campanha contra a sonegação de impostos e escolheu o leão para dar o recado: o apelo era de força, justiça, atitude pacífica, mas sem tolerância com os devedores. Deu tão certo que virou expressão corrente: acertar as contas com o leão. 

A história do tributo é antiga, mas os registros formais de que se tem notícia datam da época em que a Inglaterra precisava de dinheiro pra financiar a guerra contra Napoleão. Terminada a guerra, o Imposto de Renda foi extinto, voltando a ser cobrado vários anos depois. No Brasil, entrou em vigor de verdade no ano de 1922, com a lei 317.


fonte: Brasil escola e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário