sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Apple deve lançar iPhone de baixo custo até setembro

Mais dois analistas de mercado preveem que a Apple deve apresentar um iPhone mais barato nos próximos meses (Por Mauricio Grego, Exame - matéria na íntegra)

São Paulo — Dois analistas de mercado de empresas diferentes divulgaram relatórios, nesta semana, prevendo que a Apple vai anunciar um iPhone de preço mais baixo ainda neste ano. O rumor não é novo e vem sendo repetido com cada vez mais frequência. Mas deve ser visto com alguma cautela, já que um iPhone muito barato iria contra a estratégia habitual (e vencedora) da Apple. A previsão mais ousada vem de Gene Munster, da empresa Piper Jaffray. Ele diz que o iPhone mini será anunciado em setembro e vai custar 199 dólares desbloqueado no mercado internacional. Segundo o site MacRumors, Munster pesquisou preços de smartphones em cinco países – Brasil, Alemanha, Reino Unido, França, China e Índia.
Ele constatou que o modelo mais barato da Apple, o iPhone 4, custa mais que o dobro do preço de um smartphone de baixo custo típico nesses países. Por não ter um iPhone mais barato, a Apple está ausente do segmento do mercado dos smartphones mais simples. Na estimativa de Munster, esse segmento corresponde a 60% dos smartphones vendidos e deve atingir 135 bilhões de dólares neste ano. Para chegar ao preço previsto por ele, de 199 dólares, a Apple teria de sacrificar sua margem de lucro, a maior entre os fabricantes de smartphones.

Mas Munster acha que ela pode sair ganhando pela quantidade de aparelhos vendidos. Ele avalia que o potencial de vendas desse iPhone “popular” seria de 37 milhões de unidades em 2013, 96 milhões em 2014 e 170 milhões em 2015. Com esses números, a Apple poderia brigar com a Samsung pela liderança do mercado em volume de vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário