segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Como assistir a uma partida de Squash


Para assistir uma partida de Squash ou de qualquer outro esporte, você precisa definir que tipo de telespectador você será. Qual o seu objetivo em assistir aquele jogo. Observem que o cérebro acaba filtrando algumas informações as quais você não deu muita atenção, fazendo com que passem despercebidos muitos detalhes que poderiam ser importantes para a evolução do jogo, ou qualquer que seja seu objetivo. Acredito que no Squash você pode assistir aos jogos em três “módulos” diferentes: Técnico, Árbitro e o Torcedor.  

No Modulo Técnico você pode e deve observar pontos específicos. A parte técnica do Squash é muito ampla, você poderá analisar em um rally de dois minutos inúmeros detalhes tais como posição do braço, posição da perna, volta para o meio, à tática da jogada, o fundamento utilizado. Assistir neste “modulo” exige muito olho clínico e tempo para analisar. Quem é muito bom em fazer isso é nosso técnico da seleção de vôlei masculino, Bernardinho, ele é mestre nisso.

No Modulo Árbitro, você deverá esquecer a parte técnica, tática, evitando distrações como uma conversa paralela e, em muitos momentos, esquecer-se do rumo da bola (eu utilizo isso, Nelson Neto poderá nos dizer se estou certo). Mas daí você pergunta: Como parar de olhar a bola? Como saber se a bola foi pra fora ou quicou duas vezes? E eu respondo: Você deve saber direcionar a sua atenção para cada momento do jogo. Você não precisa acompanhar a bola em seu percurso total, pois já sabe o rumo que ela irá tomar. Nestas ocasiões o foco da atenção é na movimentação dos jogadores. Vejo se um não esta atrapalhando o outro para chegar à bola e também se o rebatedor tem a parede livre para sua batida. Quando você é o arbitro não poderá se preocupar muito com o placar, isso vai estar na súmula, fixe sua atenção principalmente nos jogadores, em suas movimentações.  Algumas situações as quais você prevê que a bola irá “morrer” daí sim foque a bola, caso contrário à bola só será um objeto para tirar sua concentração. Portanto atenção na bola, só no início de sua trajetória. De resto, foco nos jogadores.

Agora o Modulo Torcedor é moleza, seu foco pode estar onde bem quiser. Pode estar no placar quando está chegando ao fim do game, pode estar no peixinho que o jogador deu para pegar a bola, pode estar no simples fato de transmitir energias positivas para quem esta torcendo, ou seja, é o modulo da curtição (tirando os nervosismos do jogo, claro).

Lembre-se de definir bem em qual “módulo” você irá assistir a um jogo. Se você for o árbitro da partida não vai querer reparar em como o jogador segura a raquete, ou como executa um Forehand, ou muito menos querer torcer para alguém. E quando quiser absorver algo de um jogo de alto nível, atente-se para algo especifico, analise o que você quer separadamente, pois se você analisar tudo de uma vez, verá que não tirará nenhum proveito. Assista rapidinho a este vídeo de uma campanha publicitária de trânsito inglesa. Surpreenda-se e entenda onde quero chegar. 



Fábio Milani
Professor de Educação Física pela Universidade de Maringá. Pós Graduado em Atividade Física e Saúde pelo Centro Universitário de Maringá. Professor e Técnico da Equipe de Squash de Maringá e Londrina. Campeão paranaense 1ª classe de Squash - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário