sábado, 11 de agosto de 2012

Celso Blues Boy - Vá em paz, legítimo bluesman brasileiro


Morreu Celso Blues Boy, no dia 05 de agosto de 2012. Se foi o cara que incluiu o Brasil no ideário do blues, estilo americaníssimo. Na ditadura dos estilos dominantes (tchus, tchas e aí, se eu te pego...) e da pirataria, músico de blues no Brasil toca por amor à causa. Celso gravou 9 CDs em quase 40 anos de carreira, participou de trilhas de filmes, tocou com Raul Seixas, Cazuza e, no auge, tocou com B.B. King a música Mississipi, que virou faixa de CD e clip. Tocou até no Festival de Montreaux, em 1995.

Mas nos últimos 15 anos, morando em Joinville (Santa Catarina), vivia de shows em casas de blues pelo Brasil. Criou pérolas como “Dama da Noite”, "Aumenta Que Isso Aí É Rock and Roll", "Brilho da Noite", "Blues Motel" e "Fumando na Escuridão". Em 2011, veio o último disco, com 13 músicas novas - “Por um monte de cerveja”. Morreu aos 56 anos de câncer na laringe, descoberto 10 anos antes. Fumava 4 maços por dia. Mesmo visivelmente doente e debilitado, em seu último show na cidade de Rio das Ostras (Rio de Janeiro), Celso dava entrevistas com um maço de cigarros nas mão. 

Chegou a encruzilhada, na mesma estrada, onde um homem de bem encontra sua arte e sua missão cumprida. Vá em paz, pai do blues brasileiro. 

Um comentário: