domingo, 26 de maio de 2013

Primeira arma feita em Impressora 3D - inacreditável

Caso queira saber um pouco mais em detalhe sobre impressoras 3D, em março de 2011 tivemos um post só sobre o assunto, clique aqui. Assim, vai saber exatamente do que estamos falando.

A inventividade humana vai continuar sendo o nosso céu e o nosso inferno. Paradoxo de conversa de bar, de beira de churrasqueira. Impressoras 3D, até então tidas como novidade, já participam da nossa rotina, na criação de protótipos para a construção civil, peças para a indústria automobilística e uma série de utilizações e novas possibilidades. O próximo passo é cair o preço, até então proibitivo, um dos principais fatores restringentes ao uso comum dessas impressoras. Num futuro próximo, qualquer mortal vai poder criar sua própria cadeira ou mesinha de centro, em questão de minutos. Por outro lado, tem gente que não vai se contentar com tão pouco. Tudo tem um preço. Uma ONG americana sediada no Texas chamada Defense Distributed divulgou recentemente um vídeo dos testes realizados com a primeira arma feita em impressora 3D. Essa instituição se diz defensora do direito, garantido na constituição americana, dos americanos de ter suas próprias armas. Investir na fabricação “caseira” de armas é visto como uma forma de avanço nessas garantias.
Liberator - projeto disponível pra download
no site da Denfense Distributor
A Revista Forbes documentou os testes e afirma não ter presenciado qualquer incidente durante os testes. A arma se chama Liberator é feita em 16 partes, sendo que 15 delas foram elaboradas com a ajuda da impressora 3D Stratasys. A outra parte é feita em metal não funcional para que a arma cumprisse a Lei de Armas de Fogo dos Estados Unidos. No site da ONg, foram liberados os projetos para quem quiser fazer a arma, ao estilo “do-it-yourself”.

“Reconheço que ela pode ser usada para machucar as pessoas. Isto é o que ela é: uma arma. Mas não acredito que isto seja um motivo para não disponibilizá-la. Penso que a liberdade, no final, é o interesse maior”, disse Coddy Wilson, fundador da Defense Distributed à Forbes.


Há quem diga que esse tipo de arma já tinha sido testada e que a iniciativa da Defense Distributed não é exatamente uma novidade. Não importa. Mais gente gastando prestígio, tempo e dinheiro pra atentar contra a vida do que pra construir algo útil. Mesmo em nome da autodefesa, não tem desculpa. Prefiro ficar com a cadeira e a mesinha. Minha opinião. Veja o vídeo.



Fonte: Exame.com, Defense Distributed website e Revista Forbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário