quinta-feira, 9 de maio de 2013

A mais pura arte do Squash


Com a palavra, Manoel Pereira, Squash Player.



“O jogo de squash é disputado em uma quadra com 9,75 m (comprimento) X 6,40 m (largura). Nela dois jogadores tem como objetivo responder à jogada do seu oponente devolvendo a bola contra a parede frontal, que tem como medida, na parte inferior 0,48m e na parte superior 4,57 m, criando situações de dificuldade para levá-lo ao erro.

Sem obstruir a visão da bola ou provocar uma colisão, permitindo-lhe toda liberdade na execução da jogada.

Cada ponto começa com o saque, que deve ser batido com pelo menos um pé do jogador dentro do quadrado de serviço (1,60 X 1,60 m). A trajetória da bola deverá ser da raquete para o campo de resposta de saque do adversário (4,26 X 3,20 m), batendo primeiramente na parede frontal entre a linha do saque (1,83 m de altura) e a linha do jogo (4,57 m de altura). Assim se inicia a seqüência de jogadas que tem como campo de jogo as paredes laterais e também a parede do fundo (2,13 m de altura), sendo que a bola deve pingar apenas uma vez no chão.

Conquista o ponto, o jogador que provocar o erro do oponente, que não conseguiu fazer o retorno à parede frontal ou que não alcançou a bola antes do segundo pingo. A contagem é feita até 11 pontos direto. Os jogos podem ser disputados em melhor de 3 ou 5 partidas.
Para as competições é necessária a presença de um árbitro.”

As regras do Squash são de uma simplicidade quase poética, bem escritas acima por um campeão – Manu, um cinco maiores squashistas brasileiros nesse que é um esporte ainda tão menor em visibilidade que seu valor real nesse nosso Brasil chamado país. Manu descreve o Squash desta forma, direta como uma receita de um bolo muito especial, na fan Page de sua academia, a Academia Manu Squash (Ribeirão Preto/São Paulo – Brasil). Passe por lá e dê seu “curtir”.

Abaixo o vídeo mais charmoso que já vi sobre o Squash. Com vocês, os Campeões mundiais Ramy Ashour e Nicol David trabalham pra que Squash torne-se de vez um Esporte Olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário