domingo, 17 de junho de 2012

Beyblade versus "Senhor Pião" - quem vence?

Dois piões são postos pra brigar numa arena fictícia, normalmente feita de giz. Um bate no outro e o que parar primeiro, perde. Principio básico de uma brincadeira que aprendi com meu pai, que aprendeu com meu avô e assim por diante. Todo mundo aprende mais ou menos desse jeito. Um pião de madeira tradicional e sua cordinha custam cinco reais e remontam uma história de mais de 4 mil anos antes de Cristo. Sempre foram populares. Vai explicar isso pra um garoto de nove anos, sob a alegação de que um antigo pião de madeira e um Beyblade são, na verdade, um o antepassado remoto do outro. Não tem conversa. “Pai, o Beyblade é mais rápido e mais fácil de jogar, não tem nada a ver com esse teu". Me senti o Doc Hudson do desenho Carros discutindo com o Relâmpago McQueen.
Meu filho tem razão até certo ponto. O pião tradicional precisa de um pouco mais de técnica, pra enrolar a cordinha e soltar no tempo e da forma certa. Mas esse ceticismo todo carrega uma boa dose de exagero, estimulada pelo marketing agressivo sobre o novo pião, mais tecnológico, surgido de um desenho japonês. Basta ver no Wikipedia no que um principia da física se tornou. Um Beyblade tem cinco partes distintas, em tese, cada uma com uma função. A EG, conjunto de engrenagens as quais é atribuída a capacidade de far girar mais rápido, parecem ser as peças mais importantes do pião high-tech. Tipos diferentes de EGs, claro, criam tipos diferentes de piões a serem vendidos – do pangaré ou top. Também reza a lenda que existem cinco formas diferentes e formalmente reconhecidas de atirar. E eu posso personalizar o peso das engrenagens de seis formas diferentes. Então, aquilo que no início era um pião e uma cordinha vira um exercito com direito à arena particular, de plástico e toda adesivada. E, claro, esqueci de falar, esse pião metido custa uns, digamos, 70 reais - sem a arena. Parabéns pra quem criou esse negócio sorvedouro de mesadas.
Não discuti mais quem era quem. Fui ao Senhor Youtube e achei. Batalha entre Bleyblade e o dinossauro “Senhor Pião”. Quem ganhou? Veja clip e comece a semana dando mais uma lição aos seus filhos de como não subestimar os Antigos.  
f
onte: folha online, wikipedia e youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário