sexta-feira, 9 de outubro de 2009

SQUASH – Revista Forbes qualifica como o esporte mais saudável do mundo.

Eu namoro o Squash desde 1997 e serei eternamente grato ao meu super amigo Mário Neto (é "O cara") por isso. Mas dedicação mesmo ao esporte (quase culto) 2 anos – jogando, aprendendo, perdendo, ganhando. Haja joelho e condicionamento físico quando já se tem quarentinha, mas o desafio vale à pena. Acontece que ano passado comecei a me redimir. A Revista Forbes publicou, em outubro de 2003 os resultados de uma importante pesquisa onde listava os 10 esportes mais saudáveis para se praticar. Boxe? Tênnis? Karatê? Hipismo? Natação? Não, nada disso. É ele sim... a pesquisa afirma que o Squash é o esporte mais saudável que existe e ponto final. A revista elaborou esse trabalho para avaliar vários esportes através de entrevistas com médicos, professores, fisiologistas, treinadores e esportistas. Foram consideradas 6 variáveis: resistência cardiorespiratória, força muscular, resistência muscular, flexibilidade, risco de contusão e quantidade de calorias queimadas em 30 minutos de prática. Para cada variável foram atribuídas notas que iam de 1 a 5, quanto maior a nota melhor (exceto risco de contusão que ia de 1 a 3, sendo 1 o esporte mais propenso a lesões). No fim, a conclusão foi que o Squash é mesmo o esporte mais saudável para se praticar e o melhor para se manter a boa forma. Alcançou a melhor marca com um total de 22.5 pontos, tendo nota máxima em resistência muscular e queima de calorias (é o esporte que mais gasta calorias - 517 calorias em 30 minutos de prática de acordo com a American College of Sports Medicine!).
O repórter Neal Santelmann, responsável pelo estudo, ainda afirma que o Squash é excelente para modelagem e fortalecimento dos membros inferiores, além de ser um ótimo exercício cardiorespiratório e melhorar a flexibilidade das costas e abdômen (quando saio da quadra, a primeira sensação de plenitude é de ter tomado uma surra de cano de PVC daquelas, mas passa..., ainda mais se vier acompanhada da adrenalina de ter ganho um jogo!).
Caso vocês queiram ver, por curiosidade, os detalhes do estudo, estou publicando aqui o link da FORBES, que te levará direto para os dados metodológicos do estudo - fatos e dados, claro.... (é só passarem o mouse sobre o título da matéria).

Agora estou redimido e apenas aguardando que se torne um esporte Olímpico (vamos torcer que não demore - quem será a vítima? aquela feiura do rugbi?). Espero vocês na quadra e prometo não decepcionar. Vem comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário