segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Celular para crianças: "- dou, não dou?


O dilema hi-tech do momento - vai dar um celular pro seu filho?

Vendo o quanto o “senso de urgência” ficou avacalhado com o aparecimento dos celulares e smartphones, me dá um frio na espinha. A atitude irracional de qualquer um de nós adultos enquanto usamos nossos telefones mostra claramente como isso pode ser potencializado na mão de uma criança. Vendo a forma como filhos de amigos meus ostentam seus aparelhinhos quando chegam na escola ou como mostram o pequeno troféu numa festa de aniversário - perco o humor.

Cresci numa época em que “dar ou não dar uma bicicleta” e, pouco depois, “tirar ou não tirar a rodinha de apoio da bicicleta” tirava noite de sono de qualquer pai. Hoje essa aflição (e, porque não dizer, pânico) me assombra quando o assunto é dar celular pra filho. E quando? A pediatra americana Wendy Sue Swanson cita uma pesquisa realizada pelo The Pew Research Center & American LifeProject. Na pesquisa, a grande maioria das respostas aponta para 13 anos como sendo a idade ideal. E sugere que o modelo de aparelho seja o mais otimizado possível - a criança não tem ainda a menor condição de julgar o que seria o melhor uso e dar um smartphone nesse caso seria uma completa insensatez.

Dra. Wanson
"nada é mais saudável que
o acompanhamento dos pais"
Uma empresa americana chamada Kajeet (Chicago, Illinois/EUA) aponta para o que vai ser o futuro próximo – se especializou em ser uma empresa de telefonia para crianças. Vendem aparelhos e planos customizados para dar às crianças o que els precisam e aos pais a tranqüilidade e segurança necessárias. Com um celular Kajeet, é possível restringir funções, tempo de uso, ou sites e aplicativos não autorizados. E ainda vem com localizador em tempo real. Vendo essa realidade, fico pensando em que patamar vivemos - uma agência reguladora precisa cortar a venda de planos de telefonia num pais inteiro pra que as respectivas empresas invistam em estrutura básica de comunicação – a briga no Brasil é por conseguir fazer ligações. Mantenho minha posição sobre ficarmos nos diminuindo frente ao que vem de fora: patético absurdo. Mas tem coisas que não dá. 

A própria Dra. Swanson adverte que não existe controle mais saudável do que o acompanhamento dos pais. O dilema dos celulares com a criançada não é um evento novo. Foi assim com a TV, com o videocassete, videogames e computadores. É tudo tela. E há que se dar sentido a isso, impondo limites saudáveis para que a criança possa ter uma diversidade de experiências, inclusive tecnológicas. Mas sigo achando que perder a noite de sono pensando se "tira ou não a rodinha da bicicleta" dava bem menos menos medo...

fontes: Kajeet website, New York Times website, Folha online, The Pwe Research website.

Nenhum comentário:

Postar um comentário