sexta-feira, 20 de junho de 2014

A Copa segundo O Pensador

Gabriel Pensador
Relativiza, mas não suaviza.
Não tenho tesão por futebol, já havia manifestado aqui esse meu lado. Mas em época de copa do mundo vale. 

Porque, francamente, é gostoso sentar com os amigos com quem jamais teria a chance de dividir uma arquibancada de um estádio ou o sofá para ver um jogo qualquer e discutir os melhores lances - uma copa é sempre a minha chance. É a minha chance de ser um pouco técnico e me mimetizar nesse faz de conta futebolístico. 
Passada a copa, terei mais 4 anos de geladeira, onde verei meus amigos falando de futebol e eu, alheio a tudo, apenas no "ah legal, o Corintians ganhou no sábado...!" (nem sabia que tinha jogo....). 

Mas justamente por não ser o futebol um esporte que me encante, foi mais fácil aceitar e entender a visão crítica em torno do lado bom e do lado ruim de ter uma Copa acontecendo no quintal de casa. E, a despeito de tudo o que se diz sobre isso, sobre o maniqueísmo raso impingido sobre um tema bem mais complicado, gostei muito do que disse o Gabriel Pensador. Que a Copa sirva pra divertir sim mas, sobre tudo pra nos indignarmos mais ainda com o lado negro da força. E entender que, se existe mobilização e recursos pra fazer acontecer um evento desses, tem que ter pro resto. Ele falou mais, vale ver o vídeo da entrevista. De forma simples, deixou claro que não dá só pra ser contra, mas sim entender os dois lados da moeda. Visão crítica com simplicidade e racionalidade. 
Vida longa ao Gabriel, o pensador.