terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pra quem ainda acredita que a grama do "Tio Sam" é mais verde

Louis Brandeis
Ex-ministro da Suprema Corte dos EUA Louis Brandeis - "Podemos ter democracia ou podemos ter riqueza concentrada nas mãos de poucos, mas não podemos ter os dois".

Fatos e dados:

·     1% da população dos mais ricos controla quase 50% da riqueza global.

·   Nos EUA, 95% da riqueza gerada após a crise financeira (ou seja, desde 2009) foi para as contas bancárias dos 1% mais ricos.


·   Nove em cada 10 pessoas nos Estados Unidos controlam menos riqueza em termos reais do que antes da crise financeira.

fonte: Valor Econômico

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Travesseiro da NASA nunca saiu do chão


O tal travesseiro da NASA na verdade é mais uma lenda urbana. A espuma viscoelástica foi realmente o resultado de uma pesquisa da agência americana, na busca de uma espuma capaz de absorver choques e desta forma poder ser usado em revestimentos de naves espaciais. Mas a espuma não passou no teste, seu cheiro foi considerado muito forte. Mesmo assim o projeto não foi abandonado. Um dos engenheiros viu nela uma oportunidade e abriu uma empresa pra comercializar o produto mirando outras utilidades. Ao longo do tempo, a espuma foi ficando mais barata, o problema do odor foi contornado, o que fez o artefato ser utilizado em milhares de aplicações, desde capacetes de futebol, estofamentos de carros, aviões, travesseiros, etc.

Ok? É bom, é fofinho e se ajusta ao formato da cabeça, mas daí a ser o travesseiro da NASA, muitos pontos pra quem adotou essa história como assinatura de Marketing dos produtos. Nota 10, mas é só Marketing. A matéria da Superinteressante alerta pra os falsos travesseiros de viscoelástico, que na verdade vendem espuma comum revestida com o nobre material na parte externa e cobram menos por isso. Um travesseiro de puro viscoelástico não é tão barato. Cuidado.

fonte: revista Superinteressante.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Desenvolvedora russa lança o celular de duas telas

A Yota Devices, uma companhia russa que desenvolve telefones celulares, lançou o primeiro celular com duas telas. A principal é de LCD comum e a secundária é de papel eletrônico. Nela é possível ler em tempo real e ininterrupto notícias, mensagens de texto e informações como clima, fuso horário e outros. Caso a bateria acabe, a última informação da tela secundária é mantida, permitindo que informações importantes possam ser preservadas nessa tela caso o usuário perceba que vai ficar sem bateria.
Yota Phone russo - duas telas frente e verso.
A empresa aponta como outros benefícios a facilidade de leitura rápida e a riqueza de recursos em tela. O site da empresa lembra absurdamente o site da Apple, mas a empresa afirma que não tem intenções de explorar o mercado americano. O objetivo prioritário é ganhar os mercados da Europa e Oriente Médio.


O aparelho, montado na China, será vendido em 20 países em 2014 a um preço que varia entre 600 e 870 dólares. 

fonte: folha de São Paulo e site YotaPhone (clque aqui)

Livros na novela das 21 horas - "tudo a ler"

O folhetim das 21 horas da Rede Globo é chato, arrastado e inconsistente. Estou falando de uma chamada “Amor à Vida”. Mais uma novela. Sou suspeito a falar, porque não as acompanho. Falta paciência pra acompanhar tantos capítulos e tem um nível de desconexão com a realidade que me angustia. Todas as novelas me parecem ter em comum o ar de chanchada e eu estou mais pra “Tropa de Elite”, acho que é isso. Mas uma atitude nessa de Walcyr Carrasco me chamou a atenção: uma profusão descarada de merchandisings de livros e sugestões de autores a serem lidos, trocados entre os personagens. Vejo em média um capitulo pro semana e 80% deles, tem livro no roteiro. Num dos capítulos onde o vilão Felix tenta explicar para a irmã Paloma porque resolveu pedir perdão a ela, ele cita o livro “Os Miseráveis”, onde em alguma parte o personagem principal busca a redenção por meio de uma boa ação, A cena onde o livro foi citado durou mais de 3 minutos. Curioso isso em horário nobre. Fui pesquisar pra saber porque. Reza a lenda que foi iniciativa do próprio Carrasco, segundo ele próprio um leitor compulsivo (já pensou que legal um autor de novelas que não gostasse de ler?), como forma de motivar os espectadores pro hábito da leitura. Boa a intenção, mas forçada demais. Não acredito que uma profusão de livros em horário nobre vá mudar uma deformação que vem de berço. A leitura se estimula no cidadão criança e, salvo exceções, pelo exemplo dos pais. A criança que não tem o exemplo da leitura em casa, se vê obrigada a ler na escola. Quem, em sã consciência, consegue ser amigo de um livro por obrigação?
Walcyr Carrasco - promove livros em novela pra estimular o gosto pela leitura
Segundo pesquisa do instituto Pró-Livro realizada em 2011, seguimos como referencia de que o Brasil é um dos países do mundo que menos lê. Apenas 28% dos brasileiros pesquisados tem o livro como primeiro hobby. Esse índice era de 36% EM 2007. Não é difícil imaginar porque com Laptops, iphones, Xbox, 360 canais em HD, youtubes, facebooks fora baladas e outras dispersões.

Os países campeões em consumo de livros por habitante/ano: França (11), Japão (10), Coréia do Sul (10). O brasileiro lê algo em torno de 3 livros por habitante/ano. Bem intencionado esse Walcyr. Só não creio que, com esses números, ler vai ser mais interessante que o capitulo da novela ou o BBB.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lições de Alberto Saraiva

"Sucesso é o que você planeja e dá certo. Não se mede pelo tamanho do negócio, mas sim pelo êxito. Fracassos fazem parte do ensinamento para o sucesso. Eu tive muitos fracassos, mas todos foram formas de eu me fortalecer e aprender."  

"Na minha empresa, as salas têm os nomes das pessoas que me ajudaram. O segredo também está nas pessoas. Por mais simples que a pessoa seja, não precisa ter muito dinheiro pra se dar bem na vida. Precisa ter vontade de vencer e lutar. Vontade de ter um diferencial e de desenvolver outras qualidades."

"Pra ter sucesso, tem que ter vontade de trabalhar. Continuo trabalhando 16 horas por dia, não porque preciso, mas porque gosto." 
Alberto Saraiva
Dono da Rede Habib’s, maior rede de comida árabe do mundo

(entrevista programa Conta Corrente - Globo News - 04/01/2014)