sexta-feira, 31 de maio de 2013

Rede Globo proíbe menção às Redes Sociais em sua programação

A entrada das redes sociais no dia a dia das pessoas trouxe mudanças de comportamento importantes e a ilusão de ter mais amigos, mais emoção, mais sabedoria, mais fuxico, mais tudo... Nada disso isenta o fato de que são negócios muito bem estabelecidos e com o único propósito de gerar clientes e mais negócios. O público leigo se esquece disso, se é que a maioria das pessoas sequer se dá conta. Partindo dessa premissa que a Rede Globo proibiu a menção do Facebook e do Twitter em sua programação. A Globo entende que a simples menção a estas redes gera exposição em seus veículos e deveria, assim, ser paga (merchandising). Faz todo o sentido. 

A partir de agora, ao invés de mencionar os nomes, “grande rede social” ou “rede social de mensagens curtas” será a menção não paga das referidas redes.

Essa coisa de encontrar amigos (os de verdade, que são poucos), afagar os conhecidos, ler a vida dos outros, mostrar um carrão dos sonhos, o filhote...tudo isso vale quanto e pra quem? A Globo com certeza sabe que não é de graça...e "nóis?"
fonte: exame.com

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tribalistas lançam música inédita em prol do casamento gay

(Catraca Livre - a cidade em sua mão, reprodução na íntegra)
Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte se reuniram em 2002 sob o nome de Tribalistas e lançaram um único álbum auto-intitulado que vendeu mais de 2 milhões de cópias no Brasil e no exterior.
Onze anos após a empreitada bem-sucedida, o trio volta aos holofotes com o lançamento de uma música inédita: “Joga Arroz”, gravada para a campanha da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
A faixa vai estar disponível para download a partir das 10h desta quarta-feira, 29, no site oficial da campanha pelo casamento civil igualitário. Veja vídeo e letra logo abaixo.

“Joga Arroz”
(Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte)
O seu juiz já falou
Que o coração não tem lei
Pode chegar
Pra celebrar
O casamento gay
Joga arroz
Joga arroz
Joga arroz
Em nós dois
Quem vai pegar o buquê
Quem vai pegar o buquê
Maria com Antonieta
Sansão com Bartolomeu
Dalila com Julieta
Alexandre com Romeu
Joga arroz
Joga arroz
Joga arroz
Em nós duas em nós todos
Em nós dois

domingo, 26 de maio de 2013

Seu celular carregado em 30 segundos - quem não quer?

Eesha Khare - celulares carregados em 30 segundos
Seu celular carregado em 30 segundos? Bom demais e a caminho, pelas mãos de Eesha Khare, estudante de 18 anos, 2º lugar no Intel Awards Winner 2013. Ela criou um dispositivo que, uma vez acoplado à bateria do celular, permite que a recarga seja feita em 30 segundos. 

Eesha recebeu 50 mil dólares de prêmio, com os quais pretende pagar a faculdade e investir em outras pesquisas para desenvolvimento de super baterias. Excelente, mas...porque o 2º lugar deu muito mais o que falar do que o 1º (!?). Porque Gordon Moore criou algo igualmente maravilhoso, porém ainda distante da nossa realidade rotineira: um tipo de inteligência artificial que permite a um automóvel se “auto-controlar” (lembra da Super Máquina, o K.I.T.T.?), minimizando acidentes e engarrafamentos.

Fantástico, mas me interessa mais nesse momento, a urgente perspectiva de nunca mais ficar sem celular em momentos importantes. Por isso a segundona virou primeirona. Graaande Eesha...veja video




fontes: Época Negócios.com e INTEL Website.

Primeira arma feita em Impressora 3D - inacreditável

Caso queira saber um pouco mais em detalhe sobre impressoras 3D, em março de 2011 tivemos um post só sobre o assunto, clique aqui. Assim, vai saber exatamente do que estamos falando.

A inventividade humana vai continuar sendo o nosso céu e o nosso inferno. Paradoxo de conversa de bar, de beira de churrasqueira. Impressoras 3D, até então tidas como novidade, já participam da nossa rotina, na criação de protótipos para a construção civil, peças para a indústria automobilística e uma série de utilizações e novas possibilidades. O próximo passo é cair o preço, até então proibitivo, um dos principais fatores restringentes ao uso comum dessas impressoras. Num futuro próximo, qualquer mortal vai poder criar sua própria cadeira ou mesinha de centro, em questão de minutos. Por outro lado, tem gente que não vai se contentar com tão pouco. Tudo tem um preço. Uma ONG americana sediada no Texas chamada Defense Distributed divulgou recentemente um vídeo dos testes realizados com a primeira arma feita em impressora 3D. Essa instituição se diz defensora do direito, garantido na constituição americana, dos americanos de ter suas próprias armas. Investir na fabricação “caseira” de armas é visto como uma forma de avanço nessas garantias.
Liberator - projeto disponível pra download
no site da Denfense Distributor
A Revista Forbes documentou os testes e afirma não ter presenciado qualquer incidente durante os testes. A arma se chama Liberator é feita em 16 partes, sendo que 15 delas foram elaboradas com a ajuda da impressora 3D Stratasys. A outra parte é feita em metal não funcional para que a arma cumprisse a Lei de Armas de Fogo dos Estados Unidos. No site da ONg, foram liberados os projetos para quem quiser fazer a arma, ao estilo “do-it-yourself”.

“Reconheço que ela pode ser usada para machucar as pessoas. Isto é o que ela é: uma arma. Mas não acredito que isto seja um motivo para não disponibilizá-la. Penso que a liberdade, no final, é o interesse maior”, disse Coddy Wilson, fundador da Defense Distributed à Forbes.


Há quem diga que esse tipo de arma já tinha sido testada e que a iniciativa da Defense Distributed não é exatamente uma novidade. Não importa. Mais gente gastando prestígio, tempo e dinheiro pra atentar contra a vida do que pra construir algo útil. Mesmo em nome da autodefesa, não tem desculpa. Prefiro ficar com a cadeira e a mesinha. Minha opinião. Veja o vídeo.



Fonte: Exame.com, Defense Distributed website e Revista Forbes

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Angelina Jolie: a heroína cretina

(por André Forastieri, na integra)

Jovem, Angelina Jolie se cortava com navalhas e chafurdava em drogas. Adulta, paga picaretas para anestesiá-la e cortá-la com bisturis. Estrela, em uma década se transmutou de anabólica Mulher Maravilha em Mater Dolorosa. Se arrasta esquálida por tapetes vermelhos e aeroportos, carregando a pobre humanidade, versão multicor de chupeta, embaixatriz da ONU, metade do casal mais famoso do mundo.

Decidiu realizar uma dupla mastectomia preventiva. Explicou os porquês em um artigo para o New York Times. Não existem porquês. Tirar as duas mamas saudáveis é loucura varrida. O texto rescende a sensatez. É macabro. Ela diz que revelou o segredo para inspirar outras mulheres. É irresponsável. O New York Times se rebaixa a pasquim, publicando o texto. Que, como tudo em Hollywood, parece produto de especialistas em relações públicas. E é. Mesmo que o press release seja mesmo de autoria de Jolie.

Angelina conta que carrega mutações no gen BRCA1, que a predispõe ao câncer de mama e ovário. Explica que médicos deram 87% de chance de ter câncer de mama, e 50% de câncer no ovário, em algum momento de sua vida. Um câncer de ovário matou sua mãe, que tinha a mesma tendência genética, aos 56 anos. Para diminuir radicalmente seu risco de ter câncer, Angelina tirou os dois peitos completamente e botou implantes no local.

Entre ricos e famosos cirurgia é o arroz com feijão de cada dia. A própria Angelina já fez várias, mudou de rosto etc. Nasceu com muito a seu favor, mas ninguém nasce perfeito. Tinha narizinho achatado, cara redondinha, uma perfeita polinésia. A busca da perfeição leva à loucura. Que é a única explicação razoável para a decisão da atriz. Seu médico topou fazer? Tem médico que topa qualquer coisa. Médicos de Hollywood transformaram Michael Jackson naquele monstro...

Angelina tem 37 anos e saúde perfeita. Tem 100% de chance de morrer de alguma coisa algum dia. Todos nós carregamos este e aquele gen que nos predispõem a isso e aquilo. Hoje muitos de nós têm acesso a exames que podem detectar essas doenças em seu início, e podemos tratá-las a tempo. Seria desejável que toda a humanidade tivesse acesso a medicina preventiva gratuita. Jolie, milionária, pode pagar os melhores exames e médicos do mundo. Qual a medida racional, em casos como o seu? A maioria dos especialistas recomenda mamografia e ressonância magnética anuais, simples assim. Se o câncer der sinal, dá pra matar no ninho. Jolie decidiu pelo que havia de mais agressivo e invasivo e explosivo.

Câncer de mama é o câncer mais comum entre mulheres. Como evitar? Não há garantias, mas os maiores especialistas em câncer repetem sempre as mesmas recomendações: dieta balanceada, alguma atividade física, pouco álcool, peso adequado à altura e idade, autoexame, mamografia anual. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, dos EUA, 98% dos cânceres de mama não têm nenhuma relação com mutação do gen BRCA-1. O exame para detectar o problema custa, lá, três mil dólares. Entre cinco e dez por cento dos casos são hereditários, conforme o grupo étnico (é mais comum entre mulheres nórdicas do que asiáticas, por exemplo). O resto é consequência da vida que a mulher leva. Uma mulher qualquer - você - tem em média 12% de chance de ter câncer de mama em algum momento da sua vida.

Repetem que Jolie tomou sua decisão baseada nos melhores dados científicos. Em seu artigo ela diz: "reconheço que existem muitos médicos holísticos maravilhosos trabalhando em alternativas à cirurgia." Faz parecer que a terapia normal é a mastectomia dupla preventiva, quando é uma aberração, e que as alternativas é que são o resto. E não existe medicina holística. É bruxaria, charlatanismo, e se Jolie reconhece sua eficácia, não tem a menor noção do que é ciência.

Garantem que temos que respeitar e aplaudir sua coragem, leio. Não e não. O que ela fez e escreveu pode e deve ser discutido e contestado. É figura pública, a mulher mais pública do mundo, e usou sua celebridade para influenciar a opinião das mulheres mundo afora. Quantas mulheres com a mesma mutação de Jolie não se sentirão tentadas, ou pressionadas, a seguir o seu exemplo?

Angelina Jolie não tem que ser beatificada. Como toda santa, não existe. É uma construção de relações públicas, é uma atriz. Interpretava o papel da supermulher, Lara Croft, gata valente. Hoje posa como exemplo de mulher perfeita - excelente profissional, mãe dedicada, elegância personificada, desprendimento absoluto, casamento perfeito com o homem perfeito, Brad Pitt. Ah, e agora corajosa combatente do câncer.

O tratamento não era necessário, porque Angelina não estava doente. Sua decisão foi baseada em coisa nenhuma. Sua divulgação da maluquice é péssima influência sobre as mulheres do mundo, com câncer de mama ou não. A recepção da imprensa foi escandalosamente leniente e irresponsável. Angelina é cretina. Mais idiotas são os que a tomam por heroína.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Comer insetos pode ajudar a combater obesidade, diz ONU


Por Catherine Hornby (Agência Reuters, matéria na integra)

ROMA , 13 Mai (Reuters) – A simples ideia de comer besouros, lagartas e formigas pode dar arrepios, mas os autores de um relatório das Nações Unidas publicado nesta segunda-feira afirmam que os benefícios do consumo de insetos nutritivos podem ajudar a combater a obesidade.

Mais de 1.900 espécies de insetos servem de alimento a seres humanos em todo o mundo, principalmente na África e na Ásia. Mas em países do Ocidente, geralmente as pessoas torcem o nariz para o sabor de gafanhotos, cupins e outros pratos crocantes como esses.

Os autores do estudo realizado pelo Departamento Florestal, que faz parte do órgão da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), dizem que muitos insetos contêm a mesma quantidade de proteínas e minerais das carnes e gorduras mais saudáveis que os médicos recomendam em dietas balanceadas.
“No Ocidente temos um viés cultural tendencioso e pensamos que, como os insetos vêm de países em desenvolvimento, não podem ser bons”, disse o cientista Arnold van Huis, da Universidade de Wageningen, na Holanda, um dos autores do relatório.

Eva Muller, da FAO, observou que restaurantes na Europa começaram a oferecer pratos à base de insetos, apresentando-os aos clientes como iguarias exóticas.
O restaurante dinamarquês Noma, por exemplo, apontado em uma pesquisa como o melhor do mundo por três anos consecutivos, é conhecido por oferecer pratos com ingredientes como formigas e gafanhotos.

Além de ajudar na batalha contra a obesidade – que, segundo as estimativas da Organização Mundial de Saúde, quase dobrou desde 1980 e afeta cerca de 500 milhões de pessoas – a produção de insetos depende de menos terra do que a pecuária tradicional, e gera menos gases relacionados ao efeito estufa, diz o relatório.

Essa seria também uma oportunidade de negócios e de exportação para pessoas pobres nos países em desenvolvimento, especialmente as mulheres, que na maioria das vezes são as responsáveis pela coleta de insetos nas comunidades rurais.

Segundo Van Huis, as barreiras para desfrutar alimentos como iogurte com larva de abelhas são psicológicas. Em um teste às cegas realizado por sua equipe, nove em cada dez pessoas preferiram almôndegas feitas em parte com carne e em parte com larvas em relação àquelas somente.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MBA Executivo - Ranking Financial Times das Melhores Escolas de Negócios


Os cursos abertos de Educação Executiva mundo afora tem sido o sonho juvenil de consumo dos Executivos os quais buscam dar um "up" em sua empregabilidade.  Pra quem deseja fazer um curso livre deste nível, prepare o bolso, o investimento não é pequeno. Cursos nas melhores escolas brasileiras e internacionais podem variar entre 70 e 150 mil reais.

Anualmente o Financial Times publica um Ranking com as melhores Escolas de Negócios do mundo. Pelo 3 ano consecutivo, a americana Duke ficou com o 1º lugar. Das brasileiras, apenas duas constam do Ranking: a melhor posicionada é a Dom Cabral, na 16º posição e em 36º está o INSPER. Em 2011, FDC chegou a desbancar a famosa Harvard Business School (13º posição em 2012), figurando na 3ª posição, porém nesta atualização perdeu oito posições. 

Veja abaixo o ranking 2012:
fonte: Financial Times Business Schooll Rankings e Exame.com

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A mais pura arte do Squash


Com a palavra, Manoel Pereira, Squash Player.



“O jogo de squash é disputado em uma quadra com 9,75 m (comprimento) X 6,40 m (largura). Nela dois jogadores tem como objetivo responder à jogada do seu oponente devolvendo a bola contra a parede frontal, que tem como medida, na parte inferior 0,48m e na parte superior 4,57 m, criando situações de dificuldade para levá-lo ao erro.

Sem obstruir a visão da bola ou provocar uma colisão, permitindo-lhe toda liberdade na execução da jogada.

Cada ponto começa com o saque, que deve ser batido com pelo menos um pé do jogador dentro do quadrado de serviço (1,60 X 1,60 m). A trajetória da bola deverá ser da raquete para o campo de resposta de saque do adversário (4,26 X 3,20 m), batendo primeiramente na parede frontal entre a linha do saque (1,83 m de altura) e a linha do jogo (4,57 m de altura). Assim se inicia a seqüência de jogadas que tem como campo de jogo as paredes laterais e também a parede do fundo (2,13 m de altura), sendo que a bola deve pingar apenas uma vez no chão.

Conquista o ponto, o jogador que provocar o erro do oponente, que não conseguiu fazer o retorno à parede frontal ou que não alcançou a bola antes do segundo pingo. A contagem é feita até 11 pontos direto. Os jogos podem ser disputados em melhor de 3 ou 5 partidas.
Para as competições é necessária a presença de um árbitro.”

As regras do Squash são de uma simplicidade quase poética, bem escritas acima por um campeão – Manu, um cinco maiores squashistas brasileiros nesse que é um esporte ainda tão menor em visibilidade que seu valor real nesse nosso Brasil chamado país. Manu descreve o Squash desta forma, direta como uma receita de um bolo muito especial, na fan Page de sua academia, a Academia Manu Squash (Ribeirão Preto/São Paulo – Brasil). Passe por lá e dê seu “curtir”.

Abaixo o vídeo mais charmoso que já vi sobre o Squash. Com vocês, os Campeões mundiais Ramy Ashour e Nicol David trabalham pra que Squash torne-se de vez um Esporte Olímpico.

sábado, 4 de maio de 2013

Mulheres fumantes - duas vezes mais risco de Câncer de Intestino


Para a mulherada que ainda se deleita dando longas baforadas e fazendo lindos círculos de fumaça, más notícias.

Um estudo recente, publicado na Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention (uma publicação da The American Association for Cancer Research) aponta evidências de que mulheres fumantes tem maior risco de desenvolver câncer colorretal do que homens fumantes.

Responsável pela pesquisa, a Dra. Inger Torhild Gram (Professora do departamento de medicina comunitária da Universidade de Troms, Noruega) pesquisava a explosão dos casos de Câncer Colorretal nos últimos 50 anos, quando se deparou com o achado. Segundo Gram, “essa contatação nos mostra que um número cada vez maior de mulheres que fumam um número moderado de cigarros diariamente desenvolverão câncer de cólon no futuro”. O estudo mostra que mulheres fumantes tiveram 19% mais câncer de cólon do que mulheres não fumantes, enquanto que o índice entre os homens foi de 9%. Porém não foi possível observar outros fatores de risco combinados, como álcool e a dieta dos pacientes.

O câncer colorretal é o 3º diagnostico mais comum de câncer nos EUA e a segunda causa de morte, segundo o National Cancer Institute (NCI). No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Cãncer (INCA), a taxa é de 15 casos para cada 100 mil habitantes/ano, sendo que as mulheres apresentam maior número de casos do que os homens.

O estudo reforça a  tese de que as mulheres podem ser mais suscetíveis aos efeitos deletérios do cigarro do que os homens. A maior incidência se deu principalmente entre as que começaram a fumar por volta dos 16 anos e aquelas que fumaram por muitos anos.

fonte: Fox News.com e Folha de São Paulo 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pélico - Que isso fique entre nós

Robson Pélico

Cansado de ouvir sempre as mesmas coisas, invisto um pouco de tempo na busca de gente que ainda não ouvi, vozes novas, arranjos diferentes, sons improváveis. O tempo é curto, mas vale a pena essa busca. O mundo da música anda muito chato quando se passa dos 40. É preciso garimpar. 

E rastreando, achei o Pélico (nome completo, Róbson Pélico, paulistano). Um som sofisticados, para ouvir baixinho, uma voz melodiosa, com teclados sintetizados e até um fagote, em um arranjo muito bem costurado. As músicas falam de amores e frustrações, muito embaladas pelo momento de separação do cantor  lá por 2010 (O último disco, “Que isso fique entre nós”, é de 2011). Crises emocionais costumam gerar bons discos, apesar dos clichês em torno do tema, mas aqui não é o caso - de um coração partido, ficou um som de qualidade. Ouça Pélico e tire suas conclusões. Eu gostei.