domingo, 29 de maio de 2011

Balões intragástricos - inquilinos complicados


Balão Intragástrico - metade do estômago

Estávamos nos anos 80. Na Alemanha, um grupo de médicos viu que alguns pacientes psiquiátricos que comiam cabelo perdiam mais peso do que os que não tinham esse distúrbio. Um bolo de fios de cabelo se acumulava no estômago e dava a eles a falsa sensação de saciedade. Os pacientes emagreciam. Nascia a idéia rudimentar do balão intragástrico, que foi sendo estudado até chegar no dispositivo atual pra ajudar a conter a obesidade mórbida. Entenda-se por obesidade mórbida toda pessoa com IMC igual ou superior a 40.

É indicado pra pacientes que vão passar pela cirurgia bariátrica. Eles precisam reduzir peso antes do procedimento, diminuindo riscos. Só que virou uma febre o tal do balão, atraindo o interesse de gente que está longe de ser paciente mórbido. A colocação é por via endoscópica e o procedimento leva uma hora. O balão ocupa metade do estômago e fica lá por no máximo seis meses, sendo retirado pelo mesmo processo endoscópico. Por se um corpo estranho, após a colocação, o paciente vai ter efeitos colaterais, tais como enjoos, cólicas e dores abdominais que passam a medida que o organismo vai se acostumando com o novo inquilino. No entanto, cerca de 20% dos pacientes precisam de hospitalização pra lidar com a dureza dos efeitos.

Mas pra quem colocou o balão e perdeu seus 15 a 20% de peso, o desafio perverso vem depois. Se a vontade de esvaziar a geladeira permanece, a chance de voltar com força a exibir o antigo corpo roliço é quase certa. Os pacientes invariavelmente recuperam o peso. Então, não tem milagre mesmo e todo o esforço converge pra aquilo que já se sabe há séculos: exercícios físicos disciplinados (e são pra sempre, não tem jeito) e uma nova forma de se relacionar com a boa mesa. Um amigo médico me disse certa vez que o obeso não quer emagrecer, ele quer ser emagrecido. Muito sábio. Não vai ter balão que mude essa máxima. E tudo começou porque alguém em surto comia cabelo...
fonte: allergan website e Revista Veja.

sábado, 28 de maio de 2011

Compras via web - sugestões customizadas

Faço poucas compras pela web. Eventualmente, um livro ou CD, mas nem de longe sou um habitué. Não por medo de racker – não precisa comprar na web pra dar de cara com esses parasitas, um singelo e-mail é o que basta. Comprar pouco na web é mais uma disciplina contra o risco das inutilidades que se compra simplesmente porque está ali, então evito. Mas tenho percebido cada vez mais que quando entro num site onde já estive, o site “sugere” coisas que combinam com meu gosto ou que tenham a ver com o produto o qual estou interessado. Fui pesquisar um pouco e descobri os sistemas de recomendação: programas que combinam algoritmos matemáticos, um monte de informações sobre comportamento do consumidor e análises do processo de compra.  Tudo isso resulta numa ferramenta capaz de fazer surgir na tela um item que tenha alguma relevância pro usuário. 
Esses sistemas não são novos nos Estados Unidos, mas vem ganhando espaço nos sites de compra latino americanos. É a busca por dar mais direcionamento e efetividade a estes sites e isso passa pelo aumento da taxa de conversão (número de pessoas que entraram num site versus o número de pessoas que efetuaram compras) – em 2005 esta taxa era de 0,5%. Em 2011, está em 1,5%. Então me dou conta de que sites de compra coletiva, aquela febre do momento, precisam olhar um pouco mais pra sistemas de recomendação - nada é tão perfeito que não possa ser constantemente melhorado. Me pergunto porque o Grupon me manda dicas entusiasmadas para uma escova progressiva da hora. Os preços são realmente tentadores, mas...não me considero exatamente o público pra esse tipo de oferta...
fonte: Revista América Economia

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Se Espirrar, Saúde!" participa do TOP BLOG 2011 - dê seu voto de confiança!

Caros amigos,
Em 2010, o blog Se “Espirrar, Saúde!” ficou entre os 100 melhores blogs do Concurso “TOP BLOG 2010” - foram milhares de participantes. Para o concurso de 2011, peço seu voto. Em pouco mais de um ano e meio de existência, temos:
  • Quase 400 artigos variados
  • 61 seguidores
  • 28.900 visitas
  • mais de 40 mil páginas visitadas.
  • Presença frequente em 20 comunidades do Linked in e Facebook
Agradeço a todos que têm nos apoiado e acompanhado. Convido a dar o seu voto de apoio! Juntos, estamos construindo um dos melhores blogs do Brasil. É só clicar no selo azul, no lado direito do blog. Obrigado! Daniel

sábado, 21 de maio de 2011

AIDS - O potencial dos antirretrovirais

Vírus HIV

Um Trial feito pelo Instituto de Saúde Global e Doenças Infecciosas da Universidade da Carolina do Norte, (Chapel Hill, Carolina do Norte) provou que o risco de transmissão de HIV é consideravelmente reduzido se a pessoa portadora iniciar imediatamente o tratamento com antirretrovirais. O estudo assegura queda de 96% na transmissão do vírus de um infectado para um não infectado. Foram analisados 1.763 casais em 13 países do mundo e, segundo Myron Cohen, responsável pelo Trial, esse foi o primeiro estudo aleatório realizado com o objetivo de avaliar o valor potencial dos antirretrovirais e sua capacidade de tornar os indivíduos portadores menos contagiosos.  


Wafaa el-Sadr, membro do comitê executivo do grupo que realizou o estudo, afirma que o estudo foi formulado para ser mantido até 2015, mas o conselho independente de segurança e monitoramento antecipou seu final "graças aos benefícios muito claros e notáveis que foram apresentados. Eles determinaram que estas descobertas foram tão importantes que tinham de ser compartilhadas imediatamente", disse.
fonte: folha.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Takeda e Nycomed - japonesa adquire farmacêutica suíça

O que era boato virou fato - a Takeda,  a maior empresa do setor farmacêutico no Japão, comprou a suíça Nycomed Pharma por 14 bilhões de dólares. Com esta compra, a Takeda passa de 16º posição para  12º no ranking das farmacêuticas no mundo e, de imediato, passa a ter um reforço de receita anual da ordem de 30%. A Nycomed lançou recentemente o Daxas, importante medicamento para tratamento doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e que deve ser um dos mais importantes trunfos da empresa japonesa. Enquanto a Takeda é forte no Japão e no mercado americano, a empresa suíça tem presença destacada nos mercados brasileiro e russo. Dois quintos do que faturou no ano de 2010 vieram de mercados emergentes. Ganhar participação nestes mercados também faz parte dos planos da Takeda. 
fonte: globo.com e terra website
  

terça-feira, 17 de maio de 2011

O sal da terra não mata?

Sal é Cloreto de Sódio e seu efeito positivo no oganismo é balancear a troca de água entre as células. Ele ajuda na absorção dos nutrientes, na contração dos músculos, nas batidas do coração, etc. Benefícios? Improvável imaginar o sal como um bom mocinho, mas como tudo o que diz respeito à saúde é sempre o avesso do avesso, desta vez é a vez do sal. Um estudo do JAMA diz que pessoas que comem muito sal correm menos riscos de hipertensão e morte por doença cardíaca. O pesquisador Jan Staesse (Universidade de Leuven, na Bélgica) acompanhou por oito anos 3.700 europeus que tiveram o consumo de sal medido no começo das pesquisas. Essa gente foi divida em 3 grupos: os que consumiram muito sal, os que consumiram pouco sal e os de consumo médio. Não foi identificada qualquer alteração na probabilidade de aparecimento de doenças cardíacas nos três grupos, sendo que o pessoal que comeu menos sal apresentou maior taxa de mortalidade por doença cardíaca, 4%, contra 1% do pessoal que afundou o pé no sal. O estudo foi feito com brancos europeus, por isso não dá pra generalizar, mas muda um pouco o velho paradigma de que o sal é o bandido absoluto de toda a boa mesa. Ou não?
fonte: folha.com 

sábado, 14 de maio de 2011

Nenhum de Nós - melhor com o tempo


Acho que era 1986. Lembro de um show na SAT (Sociedade Amigos  Tramandaí), praia de Tramandaí, litoral distante de um Rio Grande do Sul ainda mais distante, no Brasil. Uma banda caloura chamada Nenhum de Nós ia tocar com mais duas bandas - Taranatiriça e TNT. Quando os acordes de Camila, Camila começaram, Thedy Corrêa Rodrigues Filho, o Thedy, entrou no palco com um gorro da Legião Estrangeira e soltou aquela voz. Vendo aquilo sabia que nunca mais esqueceria aquela banda. Comentei com o João Henrique, um amigo que estava junto: "com essa atitude, não pode ser uma banda de um sucesso só, esses caras vão estourar"... 

Eu nunca conseguiria deixar tudo sempre igual tudo igual. E você queria que tudo fosse sempre igual, tudo igual? Nem pensar. Pois pra quem não lembra mais do Nenhum de Nós, que fora do Rio Grande do Sul se fez adulta com hits como "O astronauta de Mármore" e "Camila, Camila", aí está. Sempre inovadores, o Nenhum foi a primeira banda de Rock a fazer um acústico sem instrumentos de Rock, em 1994. Os caras continuam fortes, fazendo muito shows por aí e, há anos, mais focados no Rio Grande do Sul, onde a banda vive. O estilo não mudou quase nada, ainda bem. Então pra quem não tem tido notícias deles, aí vai o mais novíssimo lançamento do Nenhum de Nós - Último Beijo, do CD "contos de água e fogo". Bom domingo, ouvindo Nenhum de Nós!

Rápidas do Humor Intrépido

Calvin & Haroldo by Bill Watterson

Cigarros com sabor - não é sorvete

Cigarros com sabor facilitam o engajamento de novos fumantes? Apesar dessa pergunta ainda não ter uma resposta elaborada, o lançamento de novas marcas de cigarros com sabor dobrou entre os anos de 2007 e 2010. A iniciação da garotada no hábito de fumar vem do meio onde vivem (amigos) e de hábitos familiares – isso é o que os grandes fabricantes de cigarros dizem. E defendem também que não existem estudos que co-relacionem as variáveis iniciação ao fumo, ingredientes do cigarro e risco à saúde. Qualquer aprendiz de bom marketeiro sabe que uma parte importante da estratégia de um produto é o posicionamento de mercado, com o objetivo de aumentar o mercado para o produto e criar novos consumidores. Cigarros não fogem à regra, só que Canadá e Estados Unidos já baniram os saborizados das prateleiras e a ANVISA quer fazer a mesma coisa no Brasil. Pra isso, desenvolve um estudo que permita provar que esse tipo de produto incentiva a iniciação precoce ao hábito de fumar. Mas não que esse tema já não tenha sido pesquisado antes, apesar do que dizem os fabricantes: O INCA (Instituto Nacional do Câncer) em parceria com o Instituto John Hopkins, elaborou estudo entre 2002 e 2005 onde comprova que 44% dos estudantes brasileiros entre 13 e 15 anos que fumam regularmente preferem os aromatizados. O toxicologista André Luiz da Silva, da Anvisa, é taxativo. Segundo ele, os sabores facilitam a dependência porque mascaram gosto e cheiro do cigarro. A menta, por exemplo, tem poder anestésico, amenizando a irritação na garganta. O chocolate é um broncodilatador, o que faz aumentar a absorção da nicotina pelo organismo. 
Cigarros com sabor
No Brasil, número de marcas dobrou em 3 anos
E é natural que as reações contrárias venham na forma de lobby. Em março, o governo brasileiro lançou uma consulta pública sobre o tema. Vieram mais de 180 mil “respostas com sugestões” das quais 165 mil de uma mesma região do Brasil, o Rio Grande do Sul. O Sul é o maior pólo produtor de fumo no país. Ter que ler toda a papelada atrasou o fim do debate,  mas não vai impedir uma posição definitiva da ANVISA ainda em 2011.
Cigarro com sabor é coisa “do arco da velha” e todo mundo tem livre arbítrio. Mas não estamos falando de um novo sabor de sorvete. Nada impede que se possa dificultar cada vez mais o acesso ao vício, cortando na base. E no seu país qual é a realidade dos fatos? Como a lei opera nesses casos em Portugal, Espanha, França (por exemplo), países com muitos fumantes? Coloque aqui seu comentário.
fonte: INCA wesite & Revista Istoé 

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Iphone para diagnosticar AVC

Dr. Ross Mitchell e  oseu Resolution MD
Um médico correndo no parque ou em um congresso há 2.000 quilômetros do hospital pode fazer um diagnóstico preciso de AVC com incrível precisão de detalhes usando apenas o seu Iphone. Esse é o próximo passo, se depender do estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Calgary, Canadá. Eles criaram e estudaram o programa Resolution MD que permite que o médico acesse imagens do cérebro em 3D e possa fazer o diagnóstico através do aplicativo para o celular. Analisados mais de 200 cérebros em detalhe e comparados com exames realizados no hospital, o resultado foi praticamente o mesmo, segundo Dr. Mayank Goyal, diretor de pesquisa do departamento de radiologia da Universidade de Calgary e um dos Neurologistas envolvidos com a pesquisa.  
As imagens ficam guardadas num servidor, bem como as informações do paciente. Tudo é protegido via firewall, restringindo o acesso por questão de segurança. O médico pode assim acessar imagens e dados em tempo real e definir o diagnóstico, esteja onde estiver. 
No caso de um AVC, “qualquer espera é uma eternidade”, diz o Dr. Ross Mitchell. Segundo ele, a idéia de um programa que pudesse ser usado no smartphone surgiu em 2003, quando observou um paciente de AVC aguardar longos vinte minutos por um diagnóstico. “Vinte minutos é muito tempo pra um AVC, mas um minuto é um avanço e tanto”, diz. Ele e sua equipe desenvolveram então os primeiros programas para smartphone, que foram sendo aperfeiçoados. 
Um estudo publicado na edição de maio de 2011 no Journal of Medical Internet Research, provou que o Resolution MD acertou 94% dos diagnósticos de AVC, em comparação ao método tradicional (workstation hospital). O programa já foi aprovado pelo Health Canadá, o FDA canadense e a Calgary Scientific, desenvolvedora do programa, está providenciando o licenciamento do mesmo pra que todo e qualquer hospital possa ter pleno acesso ao Resolution MD.

terça-feira, 3 de maio de 2011

A "anti-auto-ajuda" 2

Um tornado é algo longe demais de nós brasileiros...esse era o pensamento até que em 2010 o pessoal do interior de São Paulo viu aquele canudo de vento rasgando algumas lavouras, coisa de filme, só que muito mais assustador porque era real. Um terremoto não é coisa do país do futebol...também pensava assim até o estado de Pernambuco registrar uns abalos aqui e ali. E, pensando bem, o Chile também não é tão longe. 


Quando acontece com os outros, é fácil ter sempre uma teoria na ponta da língua, acompanhado de um fascínio necrófilo. Mas e quando é com a gente? Quantos de nós se prepara pro inesperado? Quando o bicho pega, some o homem alinhado e fica a criança chorona. Resto de homem pessimista, reclamão, inseguro, fatalista e incapaz de aprender na dificuldade e de, muito menos, estender uma mão. Vergonha. Se a reação normal fosse o contrário, não existiriam os heróis solitários. Resposta típica de um herói solitário: “Na hora, não pensei muito, só me veio na cabeça fazer o que era certo” ou então “não me sinto um herói, fiz o meu trabalho da melhor forma que sabia”
Quantas vezes, quando as dificuldades chegam, remetemos o pensamento a uma atitude saudável e duradoura, tipo: “azar, vou fazer o melhor que posso, não vou desistir"? O normal é pensar “ih, a casa caiu” e tentar tirar o corpo fora? É na mudança, nos conflitos e nas dificuldades que temos as maiores catarses, mas infelizmente a tendência é afundar nelas ao invés de buscar um cipó firme e nadar contra. Será que, como teste, quando surgir a primeira dificuldade séria, a nossa reação for um passo pra frente não um passo pro lado, as coisas não poderiam ter um final diferente? Estou disposto a seguir tentando e desejo o mesmo pra você também.
para acessar "A anti-auto-ajuda" número um, clique aqui

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Hipertimesia - difícil de esquecer

Ter memória privilegiada não é um feito incomum. Existe um sem número de relatos de pessoas capazes de memorizar mega quantidades de fotos, números, partituras, livros, etc. Passagens importantes e momentos tão marcantes que fazem com que uma pessoa se lembre de cada detalhe, são situações comuns. Se fazia sol, se o local era agradável, quais pessoas estavam por perto e muitos outros detalhes que só lembra quem passou pela situação. Mas se conseguíssemos colecionar todas as nossas lembranças, quase quadro a quadro? E se nossa capacidade de memorizar o passado funcionasse como uma camcorder, nonstop, 24 horas por dia, anos a fio? Já não parece tão fascinante e não me pareceu quando ouvi a expressão hipertimesia.
Jill Price
diários para aliviar o peso das memórias

Essa “coisa” é uma rara síndrome e o portador consegue lembrar literalmente de todos os eventos ocorridos em seu passado, dia a dia, com riqueza de detalhes - vida horrível. Isso deve ser uma porta aberta para uma o sujeito colecionar rancores mal resolvidos e autopunitivos. Como perdoar se não dá pra esquecer? O exercício da tolerância tem na “falta de memória” um aliado importante. Ainda bem que até o momento foram identificadas não mais do que quatro pessoas no mundo com essa síndrome. O caso da professora americana Jill Price é o mais famoso. Ela diz lembrar literalmente de tudo que ocorreu em sua vida desde os 9 anos de idade. Segundo ela: É como se eu estivesse andando por aí com uma câmera nos meus ombros e todos os meus dias se transformassem em vídeos”. Perguntada por uma apresentadora da TV americana CBS se podia citar algum acidente aéreo famoso, listou datas de todos os mais importantes, com detalhes de como ocorreu cada um. Jill escrevesse diários com suas lembranças. Não para guardar, porque não precisa, mas para ter a sensação de que o peso das memórias foi passado para o papel.
Tem coisas na vida que fazemos de tudo pra esquecer e aquilo está lá. Me sinto gratificado por, não raro, não lembrar o que comi ontem, do aniversário dos meus amigos ou onde estive no último final de semana - sinal de alguma sanidade. Sem lembranças, sem rancores, sem dores. Melhor assim.
fontes: Wiscosin Medical Society, Globo.com & wikiédia