quarta-feira, 30 de junho de 2010

O mundo "entre aspas" 8


"A suspeita sempre persegue a consciência culpada; o ladrão vê em cada sombra um policial" (Willian Shakespeare)
"A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas" (Mário Quintana)
"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro" (Clarice Lispector - foto)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rápidas II - Vuvuzelas

Sem mais comentários pelo 3 a 0 do Brasil no CHILE. O entusiasmo e o resultado são auto explicativos, né? Só insisto que com Kaká e sem Kaká tá dando tudo na mesma.
Ok, mas falando da tal da Vuvuzela, aquela corneta enorme e barulhenta, "musa" da Copa que faz parte da tradição futebolística africana (pelo menos é o que alardeiam os africanos): antes da Copa de 2010, provavelmente ninguém, a não ser os próprios africanos, sabia desse dito nome. No Brasil, versões menores (as quais chamamos de cornetas mesmo), já são velhas conhecidas. Curiosidade: 90% das vuvuzelas vendidas na Copa são...Chinesas. São feitas pela fábrica Ninghai Jiying plastics, em Ningbo, China (o site deles deve estar em mandarim, pois não achei nenhuma referência dessa empresa em inglês) – poucos meses antes da copa, a produção mensal passou de 10 mil para 250 mil vuvuzelas.
Essa enxurrada de cornetas teve um preço alto (além do ensurdecedor barulho) – muitos ambulantes encalharam com o estoque após a África do Sul ter sido eliminada da Copa. O preço unitário, que antes era de cerca de 9 dólares, despencou para menos de 5 dólares. Haja ouvido pra mais de 140 decibéis.
fontes: G1 website, wikipédia, BBC Brasil website.

domingo, 27 de junho de 2010

IPHONE 4 - Ligações Face to Face

A Apple lançou este mês nos EUA o IPhone 4. Com ele, pode-se conversar vendo a imagem de quem se fala e sendo visto também. A video chamada sempre foi um ícone do ideário futurista. Como esse ano a Apple totaliza mais de 100 milhões de Iphones comercializados, está feito o mercado para o Iphone 4. Agora um ponto curisoso: bancos de dados de imagens são muito mais pesados e caros de transmitir do que voice. Por isso, só será possivel fazer ligações de Iphone para Iphone e onde houver wi-fi – nesse sistema, a base para cobrança não considera volume de dados. Ok, é um detalhe que pode restringir um pouco o uso de saída, mas o lançamento do Iphone 4 abre uma enorma porta para que a concorrência busque melhorias. Na verdade, essa tecnologia já está disponível em aparelhos da Nokia, Motorola e Samsung, porém o desafio é justamente ter o serviço sem precisar pagar caríssimo por isso. Será que a empresa de Steve Jobs vai conseguir mudar esse eixo na definição dos planos de telefonia? No Brasil, Claro, Vivo e Oi afirmam terem sido pegas de surpresa pelo lançamento e não dão detalhes sobre possíveis planos para o Brasil.
Segundo a revista Isto é, outro ponto é a questão da privacidade, que nunca esteve tão ameaçada – o usuário sempre vai saber o que o outro está fazendo, o local de onde está falando. Mas isso não vai ser problema, pois assim como Steve Jobs, a criatividade do usário também não tem fronteiras.
Fonte: Isto È, junho 2010 e Apple website.

Inter e Grêmio - fascínio irracional

Clima de "Grenal", ânimos acirrados. Já falei aqui no SeEs! a respeito dessa coisa chamada Inter vs Grêmio, mas esse tema instiga, em todo e qualquer momento.
Conversava animadamente com dois jornalistas respeitados no Sul do Brasil (não vou falar os nomes em respeito a eles e para preservá-los, claro) sobre a irracionalidade da paixão despertada pelo futebol. Fato: os jornalistas evitam declarar para qual time torcem e isso no Sul é levado “na ponta da faca”, como diz a expressão máxima do gauchismo, principalmente em função da forte rivalidade Inter/Grêmio. E eles me contavam o porque disso  - pra um leigo como eu, uma bobagem, porém com consequências sérias pra quem é do meio.
Se um jornalista resolve declarar sua preferência, pode arrumar encrenca com o patrão (nesse caso, empresa jornalística), se esse for do time contrário – leia-se “o patrão” como sendo inclusive a empresa inteira, colegas, acionistas e outros jornalistas líderes de opinião (já viu o tamanho do problema). Aí o coitado sai do veículo e corre o risco de não arrumar mais emprego nos outros veículos cuja "orientação futebolística" seja também contrária ao do super sincero que resolveu “sair do armário”. Isso existe, isso é futebol (foto-tributo ao futebol e à Michael Jackson, assim já antecipo as homenagens).

Gerdau - Homem, Mito e uma poltrona apertadinha

Jorge Gerdau Johannpeter. Presidente do Conselho da Gerdau, um conglomerado de 16 empresas que fatura mais de 27,5 bilhões de reais, com 32 mil funcionários e presença em 9 países. Em 2009, foi considerado pela Revista Época um dos 100 homens mais influentes. Dá as cartas em importantes decisões político-econômicas do país, sendo uma voz frequente junto ao Presidente Lula ou representando o Brasil em fóruns internacionais com outros empresários de peso.
Pérai, aquele senhor sentado na 7C, num apertado vôo da Gol, indo de Porto Alegre pra Brasília bem que se passaria pelo Sr. Gerdau - e era ele. Se alguém foi escrever uma biografia não autorizada, anote: ele não usa um jato Gulfstream ou coisa que o valha, vai em aviões de carreira mesmo. E equilibra o laptop sobre a barrigona, desviando do encosto da poltrona 6C que um garoto literalmente jogou pra trás.
É tenso, energético, focadíssimo na leitura dos seus e-mails. Analisar aquele homem à meia distância dá uma sensação de soberba. Ele não tirou os olhos dos e-mails nem por decreto. Outro fato pra biografia: Jorge Gerdau levou pito da comissária e nem protestou – “desliguem laptops e telefones celulares, mesmo os com modo avião”. Um e-mail daqueles exonera um chefe de estado, mexe até com o horário de verão desse país, deixa o homem ler sossegado.
O mito sendo Ser Humano. E é engraçado, parece que só eu percebi sua presença, será que tem jornalista a bordo? Não - eu era o único “paparazzi” ali. Montei uma listinha rápida de inesperados que me dariam uns 15 minutos de fama nos jornais dia seguinte: lhe roubar o laptop e correr pro banheiro, deitar um copo de suco na camisa, um tapa na careca...e se for o derradeiro dia dele? Sai pra lá! Quando se espera uma decolagem a cabeça está meio desocupada - oficina do capeta.
Não, nada disso aconteceu. Chegando em Brasília, Jorge Gerdau desapareceu do mesmo jeito que chegou, rápido e discreto. O Jornalista gaúcho Adroaldo Streck uma vez contou em seu blog já ter encontrado Jorge Gerdau numa fila de vôos atrasados e perguntou porque ele não comprava um jatinho pra lhe facilitar a vida. A resposta: “porque os acionistas da minha empresa não gostariam”. Sem palavras. Saúde à Jorge Gerdau Johannpeter.

sábado, 26 de junho de 2010

Binge Drinking

Tomar um aperitivo é socialmente aceito, ninguém acha que seja um problema. Tão aceito que estranho é quando alguém numa festa ou happy hour não bebe - e certamente será o "pato" que vai levar o carro depois e carregar os manguaçados no final.
Você sabe o que é o “binge drinking”? É uma expressão que define o hábito de dedicar um tempo para tomar umas e outras com o firme propósito de ficar de pileque ou, no mínimo, alegre. A dosagem depende da cultura, dos costumes. No Brasil, o hábito recai mais comumente sobre os finais de semana.
Uma pesquisa feita em 2009 no Brasil com 54 mil pessoas foi divulgada pelo Ministério da Saúde e revela que 18,9% das pessoas exageram no consumo de álcool. Esse tem sido um tema considerado crítico e preocupante pelo Governo, pois boa parte dos acidentes de trânsito acontecem envolvendo pessoas embriagadas. Saúde aos que levam o carro no final da balada...
Fonte: wikipédia e Metro, o Maior Jornaldo Mundo

Farmacêutico quer receitar analgésico e remédio antigripal

Farmacêuticos querem ganhar, ainda neste ano, o poder de prescrever remédios vendidos sem receita, como analgésicos e antigripais. A medida está prevista em resolução prestes a ser votada pelo CFF (Conselho Federal de Farmácia). Se for aprovada, a resolução vai estabelecer que os profissionais receitem "tratamento de um transtorno menor", "não grave", sem relação com outras doenças ou uso de outros medicamentos.
A aprovação é "quase certa", diz o presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e a medida passaria a valer imediatamente após publicação no "Diário Oficial da União" . Ele diz que a prescrição conteria dados do paciente, orientações sobre efeitos adversos, sobre o uso dos remédios e interações com alimentos e outras drogas. Ainda segundo o presidente do conselho, o consumidor não será obrigado a pedir a prescrição.
A proposta do CFF deve ser questionada na Justiça. No entendimento dos médicos, ela fere a legislação que estabelece a atribuição de diagnosticar e prescrever como exclusiva de sua profissão. O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, afirma que a iniciativa do CFF pode trazer riscos à saúde dos pacientes.
"Para prescrever, é preciso fazer um diagnóstico, e isso os outros profissionais de saúde [não médicos] não têm capacitação para fazer", diz. Ele questiona também o fato de a proposta estabelecer que o farmacêutico pode receitar em caso de "transtorno menor". "Não se pode ter tamanha subjetividade em uma norma", critica. O representante dos farmacêuticos nega querer invadir a função dos médicos. Santos diz que a "prescrição farmacêutica" tem dois objetivos. O primeiro é proteger o farmacêutico contra ações na Justiça: com o documento em mãos, ele poderia se defender de pacientes que reclamam terem sido orientados de maneira errada.
O outro objetivo, afirma, é dar mais segurança ao paciente, que receberia informações por escrito. De acordo com Santos, não está prevista a cobrança por esse serviço, mas isso poderia acontecer no futuro.
O presidente do Conselho Federal de Farmácia também nega que o novo serviço possa encarecer os remédios.
fontes: Folha Online 23/06/2010 - matéria na íntegra

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cidade Fantasma

Portugal e Brasil, o jogo do sufoco. Robinho no banco, Kaka fora, depois daquela expulsão besta contra a Costa do Marfim, Portugal foi se defendendo no primeiro tempo e atacando muito no segundo. Não deixou barato, ficou em zero a zero.
A TV da recepção do hospital onde eu estava tinha fantasmas, hoje em dia um defeito fashion depois que inventaram a SKY, mal deu pra ver o que rolava em campo. Mas quase não assistí ao jogo, meus pouco mais de 45 minutos foram passados longe da Globo e dos estádios sul-africanos. Naquela hora, Porto Alegre era uma cidade fantasma. Perimetral, Oscar Pereira, Azenha, Parque da Redenção, João Pessoa. Só o som do motor, nem viva alma perambulando, como um cenário de "The Legend", com Will Smith - minha mochila era meu cachorro, meu capa-preta. Eu dirigia há quilômteros de uma televisão e isso me deixava estranhamente sozinho – ônibus eram raros, lotações sumiram, cenário de guerra – as pessoas estavam em casa, no trabalho, estocando futebol. Nenhum vendedor de bandeiras, nada.
Atravessei aquele portal e, chegando ao meu destino, fui acolhido pelo William, Eduardo, Correia, Ricardo e o João. A TV foi nossa fogueira, onde homens e mulheres se reuniram pra dançar e pedir a Deus, desejo isso, não esqueça daquilo (e Deus, ponha o Kaká em forma).
Ainda que a fogueira da antiguidade tenha sido substituída pela tela da Globo, é envolta da Sky HD que o calor humano impera. Ser humano é Ser humano e isso não muda.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mercado Farmacêutico Brasileiro - o crescimento pela Sinergia

O Brasil do “Pibão” tá melhorando a renda do Brasileiro e o segmento que está rindo de orelha a orelha com isso é o farmacêutico. Segundo o IMS Health, empresa que audita o segmento, o mercado brasileiro já é o 9º no mundo e até 2011 vai ser o 8º. Um sintoma desse movimento são as fusões e aquisições ocorridas por aqui, pois são o termômetro importante do potencial de um mercado.
Em 2009, a Hypermarcas comprou a Luper farmacêutica e a Neoquímica. A Sanofi-Aventis assumiu o controle da Medley. A americana Valeant, com atuação tímida no país nos últimos 10 anos, comprou dois laboratórios: O Instituto Farmacêutico Delta e a Bunker farmacêutica. Para esse ano, essas movimentações tendem a continuar.
Por cultura, as companhias farmacêuticas crescem lançando novos produtos, uma prática cara, demorada e cujo resultado é de longo prazo. O jeito de encurtar o tempo para o avanço é comprando umas às outras.
Já a Eurofarma tem como estratégia reproduzir seu modelo de sucesso por toda a América Latina. Em 2009 comprou a argentina Quesada Farmacêutica e pra esse ano pretende entrar forte no Uruguai, além de aumentar sua presença no Chile, Colômbia e México. O plano é ser um dos maiores laboratórios do mercado brasileiro e marcar território em 90% do mercado latino americano até 2015. Dá pra duvidar disso?
fontes: ims heath website e Brasil Economia jun/10

Drogaria SP compra Drogão e cria maior rede farmacêutica do país

A Drogaria São Paulo anunciou nesta terça-feira a aquisição da rede Drogão, que conta com 72 lojas no Estado de São Paulo e tem forte presença em shopping centers.
O acordo, realizado por meio de troca de ações, dará origem à maior rede farmacêutica paulista e nacional, conforme comunicado enviado ao mercado pela Drogaria São Paulo. De acordo com o documento, as lojas da rede Drogão passarão a contar, gradativamente, com a bandeira da compradora. A Drogaria São Paulo informou ainda que prevê a abertura de 40 novas lojas este ano no Brasil.
Com o negócio anunciado nesta terça-feira, a empresa espera encerrar 2010 com mais de 360 lojas e faturamento de cerca de R$ 2,5 bilhões.
fonte: matéria na íntegra - Vivian Pereira, UOL Economia, 22/jun/2010 - reuters

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Livros digitais ou de papel? Dúvida cruel

Em maio, o post "Rápidas - Saraiva e os livros digitais" deu pano pra manga. Seja contra ou à favor, a discussão foi forte, com defesas unânimes sobre o irremediável futuro dos livros de papel. Pois em pesquisa realizada aqui no blog por 10 dias corridos (de 04 a 14 de maio/2010), ganhou o equilíbrio - 100% dos votantes apontaram que na verdade existe espaço tanto para livros digitais quanto para livros de papel.
Eu também acredito nisso - e creio que na verdade será o mesmo consumidor, adequando o formato à situação.
Saúde à diversidade de opções e Boa semana!

domingo, 20 de junho de 2010

O Galvão falou e a Costa do Mafim Dançou

Premeti a mim mesmo opinar pouco sobre o jogo Brasil e Costa do Marfim. O time de Dunga entrou em campo com atitude de Copa do Mundo: impondo o ritmo de saída. Só que a Costa do Marfim não vestiu a carapuça e partiu pra cima. Sobrou provocação dos dois lados, saiu uns sopapos, sapatada na canela, faltou respeito e um juiz que se prezasse.
Robinho tava menos participativo do que contra a Coreia, mas dando muita assistência, inclusive no primeiro gol de Luis Fabiano. Kaká, entrou cinza e saiu branco, aliás, vermelho (puxa, um cara com o currículo que tem precisava cair no conto do marfinense, mané?!) - até deu boas assistências, mas ainda longe do que é capaz. Sem Kaká contra Portugal, tá na hora de dar uma chance pro Ramires, quem sabe? Lúcio teve que, de novo, puxar jogo do fundo pra não deixar o jogo esmorecer – líder é líder e impôe o ritmo. Como no outro jogo, de novo a defesa comeu bola, levamos um, mas 3 a 1 ficou de bom tamanho. Valeu Luis Fabiano (e seu gol de braço) e Elano (guerreiro de novo). À turma pra lá de divertida com quem tivemos o prazer de assistir a esse jogo: Vani, Cássio, Cesar, Sílvia, Renata, Fabiano e Flávia, vamo simbora pra dança do vira!
p.s. - Vocês perceberam que o Galvão falou menos? Não? Nem eu...

sábado, 19 de junho de 2010

A cachaça e o remédio

Qual a relação que pode existir entre a cachaça Ypióca e um fitoterápico para câncer? Pois o mesmo grupo que produz a Ypióca está investigando uma molécula patenteada, em fase final de pesquisa clínica, para o combate ao câncer de mama e próstata – o aveloz, uma planta venenosa amazônica comumente usada como cerca viva.
Everardo Ferreira Telles, proprietário da Ypióca (e também da Naturágua) afirma que está perto de obter “uma droga revolucionária, capaz de combater o câncer sem gerar efeitos colaterais”. A Pesquisa é coordenada pela Kyolab (empresa de pesquisa farmacêutica) e pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Até o momento, os investimentos foram da ordem de mais de 40 milhões de reais.
A pesquisa do aveloz deve ser concluída em setembro de 2010. Durante o período de submissão à ANVISA (com a aprovação prevista para 2011), Telles vai definir como ele será produzido e comercializado. Considera 3 opções: buscar parcerias com laboratórios farmacêuticos, vender a patente ou levantar fundos via bolsa de valores para criar o próprio laboratório. De qualquer forma, a Ypióca fará a produção agrícola do aveloz, garantindo a matéria prima para a produção.
O principal negócio da Ypióca (com faturamento de cerca de 300 milhões), é a Ypióca Agroindustrial, com capacidade para 126 milhões de litros de cachaça e 20 milhões de litros de etanol. O grupo também engarrafa e distribui a água Naturágua, possui uma fábrica de embalagens plásticas em PET e PVC, a Yplastic, para atender à própria Ypióca e a Pecém Agroindustrial (embalagens feitas com bagaço de cana-de-açúcar e papelão reciclado). Não é pouca coisa...

Porque as Pessoas brigam tanto nas empresas?

O consultor Pablo Aversa (Senior Partner at Alliance Coaching) esses dias formulou uma pergunta irritante, uma vez que essa pergunta nunca quer calar: Porque as pessoas brigam tanto nas empresas? Paulo, eis meu ponto de vista, espero que ajude a entender e agir sobre o fato.
A comunicação capenga é normalmente o início das contendas entre as pessoas. Um mail desaforado, uns narizes torcidos na hora errada em uma reunião, uma atitude desrespeitosa, coisas assim acontecem por minuto. Mas isso tem um foro mais íntimo: briga de egos, insegurança (a tentação por não assumir erros e passá-los pra outra pessoa), falta de empatia e o clima competitivo exacerbado. A competitividade é saudável e produtiva se houver postura da liderança que mostre com atitudes simples que o real oponente está fora da empresa e não dentro. Falta uma pitada de educação das pessoas também, por incrível que pareça – educação de base: deixar o outro falar, aceitar uma perspectiva diferente da sua, não agir como se fosse o dono da verdade, entender que pra alguém ganhar não precisa necessariamente que o outro perca nem ser exposto ao ridículo. Subestimar a inteligência alheia também completa a lista. O que custa fazer a diligência e/ou dirigir-se aos colegas com gentileza legítima (não apenas social, figurativa)?
A busca da meritocracia nas organizações é saudável pros negócios, alavanca o clima organizacional desde que foque habilidades individuais sem diminuir o restante do grupo nem rotular as diferenças (isso acontece quando se busca um “padrão” de performance, de atitudes, de comportamentos). Somente a postura da Liderança e o Coaching podem desintoxicar o ambiente, diminuindo brigas internas, pois isso certamente acaba com a saúde das pessoas, ainda que silenciosamente - Minha opinião. Saúde à você Pablo e obrigado pelo insight do tema.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Lição do Figo Rosado (parte II)

Sábado cedo, acordei inspirado e fui ver a figueira. Eram 6 figos ensacados, para não trazer pássaros – perfeito. ROSATUS FIGUS LECIONITIS ONNIA VINCIT (como não sei dizer “A lição do figo rosado sempre vence" em latim, inventei), mas...como evitar que o vento leve os saquinhos? Tem sempre uns 3 ou 4 destes saquinhos espalhados pelo pátio. Capaz que eu vou amarrar “a perna do figo” como meu avô fazia. Ele tinha uma paciência tibetana, coisa bem rara nos dias de hoje, muito menos eu. Meu jardineiro, estimado Valcir, estava em volta. Respirei fundo e comecei a amarrar cuidadosamente o barbante no primeiro figo (eram mais 4 pra ensacar e amarrar). Com calma, levei os primeiros 3 nós cegos na esportiva. Tentei uma 4ª vez, suando, já tinha platéia. O Valcir me olhava complacente por uns 10 minutos: “O Senhor tem daqueles grampeador de escritório?”. Olhei pra ele e o que pensei, lógico, não falei - muita sinceridade força a amizade: “Claro, você precisa de um?” Ante o aceno dele, me levantei resignado e fui buscar – voltei e passei pra ele o grampeador. O Valcir fechou um saquinho em torno do figo e tascou: “O Senhor pega o grampeador, clica aqui desse lado e aqui desse outro lado e tá pronto, não precisa barbantinho não, sô.” Me senti uma besta. Mas a Lição do Figo Rosado Sempre Vence, com ou sem grampeador.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Dia "D" das patentes

A Pfizer já anunciou - Viagra vai ficar 50% mais barato após o fim da patente, no dia 20 de junho/2010. Estará nas farmácias por 15 reais o comprimido (o preço até então é de 30 reais). Concomitante a isso, a Pfizer lança o Viagra na apresentação de 1 comprimido. Desta forma,a empresa espera estimular a diminuição do uso de medicamentos falsificados, um mercado que movimenta mais de 10,5 bilhões de euro/ano.
O Brasil é o primeiro país onde o Viagra perde a patente. A decisão do STJ, tal qual prevê a lei brasileira, saiu em 28 de abril. Apesar da facilidade de aquisição em função de um preço mais competitivo, a Pfizer ressalta a importância de utiliza-lo apenas e tão somente mediante prescrição médica.
fonte: G1 website jun/2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

5a. Etapa do Circuito Regional de Squash

Jundiaí foi palco da 5a. etapa do Circuito Regional de Squash, que acontceu no final de semana de 05 e 6 de junho, no Tenis Clube Jundiaí. E mais uma vez a familia Berbel escreveu seu nome nos troféus deste camponato. Paulo Berbel despediu-se da 6a. classe com o 1o. lugar nessa categoria e partir de agora passa a competir pela 5a classe. E o nosso Berbelzinho foi o campeão juvenil, faturando mais um troféu para a sua coleção. Em 3o. lugar no Juvenil tivemos também o Gabriel Ruzza, também aluno da Squash Jundiaí, coordenada pelo Professor Júlio Berlin.
Cada vez mais o Squash Jundiaiense mostra força e seriedade, parabéns e Saúde ao Paulo, ao Vinícius Berbel e ao Gabriel.

Passamos pela Coreia do Norte - mas a Vuvuzela quase entupiu

Não resisti e já que não jogo nada, tô me arriscando a fazer uns comentários.
Se não assustar o adversário, ele gosta do jogo e o favoritismo desaparece. Favoritismo é uma droga, faz milagres. Falando futebolisticamente, o coreano é ingênuo mais não é bobo (tem diferneça). Os caras sabem que o Brasil tá tenso na estréia, porque a cobrança é grande. Os jornalistas cobram, os cartolas cobram, a Nike cobra, minha empregada cobra. Sacaram que o Brasil remava e futebol numa Copa é imposição, quem é bom não manda recado e mostra na chegada. Postura de quem olha o jogo sem impor ritmo, velocidade, joga no ritmo do outro.
O Brasil contra-ataca muito bem, mas a Coreia se fecha e aí o contra ataque não existe. Kaká, pivô do time, está um peixe fora d’água ainda, não consegue fechar com Robinho que tenta jogadas individuais esforçadas e passa ótimas bolas. Até Lúcio teve que vir pra frente dar assistência – Capitão que se preze puxa o time à responsabilidade. O primeiro tempo assustou, veio o 2º tempo, dois gols que mudaram tudo - de Maicon e Elano, mas Kaka esteve no epicentro das jogadas, sinal de que revigorado, faz diferença - mas mesmo com 3 substituições ofensivas, Dunga teve que engolir um time parado e pouco agressivo.
A Coreia deu o sinal da zebra, dos pés de YU NAM. Quase que vai tudo abaixo aos 43 minutos do 2º. Tempo – mas no fim, quem deu mesmo a vitória ao Brasil na primeira apresentação, foi Elano. Saúde, Elano e vamos pro jogo com a Costa do Marfim.
p.s - até eu tô gostando desse negócio de futebol! Te cuida Casagrande...

"Se Espirrar, Saúde!" É campeãããão!

Exatamente hoje, dia em que o Brasil estreou na Copa do Mundo 2010 batendo na Coréia, o blog “Se Espirrar, Saúde!” comemora a marca de 5.000 visitas e 8.100 paginas vistas. Começamos em setembro de 2009 e não imaginávamos que dava para ir tão longe em tão pouco tempo. Foram 9 meses, tempo que se leva pra gerar uma vida. Agradecemos a receptividade de todos, as contribuições, os comentários, enfim as atitudes de vocês, que nos desafiam a buscar temas, formas e abordagens cada vez mais criativas e interessantes. Às vezes acertamos, às vezes erramos, mas a dinâmica do aprendizado e da mudança rápida é que dá o sabor a esse desafio.
Quero agradecer ao meu “editor chefe” e leitor implacável, Alexsander Poubel, sem o qual os posts com certeza estariam forrados de pequenos erros de português, imperdoáveis. Obrigado, Alex.
Volta e meia sou questionado por mim mesmo e por amigos: "Qual o foco do "Se Espirrar, Saúde!", afinal? O “SEeS” é uma miscelânea, na verdade. A Saúde é o espírito da coisa, mas o corpo é diversificado. E acreditamos que essa derivação seja saudável e bem mais estimulante à leitura. Por favor, não deixem de nos apontar exageros, propôr temas novos, idéias novas e onde podemos melhorar sempre. O foco é um pouco diferente do que se vê em blogs, mas esse é justamente o nosso foco – lidar com a diferença.
Vamos em frente e...Se Espirrar, Saúde!

domingo, 13 de junho de 2010

Os Rockeiros também amam

A guitarra pode ser um elemento sublime até para os não iniciados, não rockeiros. O Rock deu a ela personalidade mas, em troca, deixou-a com a estigma de instrumento rebelde, meio maldito. Injusto clichê. Tem caras que personalizam isso de forma impecável - Joe Satriani é a prova (foto). Não se preocupe em conhecer esse mago da guitarra a fundo, não vai precisar. Quem lembra do comercial do cigarro "Free", da sua trilha sonora, já sabe quem é Joe Satriani (alguma coisa a gente tem em comum). E quem nunca viu o comercial, ladies and gentlemen...Joe Satriani.
E caso queira baixar em MP3 os grandes sucessos de comerciais do Hollyood, clike nesse link: comerciais Hollyood. Um ótimo domigo (frio e sugestivo) pós Dia dos Namorados pra você (e ótima semana também!).


fonte: Youtube (Joe Satriani - Always with Me, always with you - live San Francisco, 2003)

A História do Brasil para irritar pessoas (parte II)

E o Guia politicamente Incorreto da História do Brasil continua irritando. Dê uma olhada no blog Chapéu, Chicote e Carbono-14, do jornalista e repórter de Ciência da Folha Reinaldo José Lopes e veja a reperscussão (link): blog Reinaldo José Lopes. Leandro Narloch, o autor, respondeu na medida. Veja réplica: blog Leandro Narloch. Irritar e vender livros tem sempre um preço a pagar. Pesquisados os fatos, resta a perspectiva de cada interessado. Eu gostei do livro e da abordagem (quanto ao preciosismo das informações, não há nada tão bom que não possa ser melhorado). De resto, vai de quem concorda ou não com o autor.

A História do Brasil contada “para irritar o maior número de pessoas”

Quem mais matou índios na época em que o Brasil foi descoberto foi o próprio índio brasileiro. O índio brasileiro também foi um precursor mor do desmatamento – na verdade, a floresta era seu maior inimigo e não o contrário, como nos foi ensinado, na cultura (e mito) do Bom Selvagem.
Sempre soube que a história contada no colégio escondia um caminhão de verdades. A internet abriu uma clareira enorme nessa “caixa preta” chamada história contada em livros didáticos. Mas quanto mais livros e textos aparecem pelo caminho, mais vejo o quanto fui enganado (eu e a “torcida inteira do Corinthians”).
Tem mais - sobre a escravidão nas Américas: os portugueses chegaram na África ali pelo século 15 e aprenderam com os Africanos a comprar escravos. Sim, negros escravizavam negros (e mesmo brancos), era uma cultura quase milenar na África (e em outros povos). E quem plantou as raízes da forte campanha pelo abolicionismo foram os ingleses (século 18), não por interesse econômico (pelo contrário, a economia da Inglaterra era fartamente beneficiada pela Escravidão) e sim por razões ideológicas mesmo - um grupo de cidadãos comuns abnegados começou o movimento (e nem tinha internet naquela época). Os Africanos foram contra o fim da escravidão, pois trocar gente por armas era a atividade mais lucrativa dos reis africanos na época.
Tudo isso está no “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", do jornalista Leandro Narloch (ed. Leya/2009). Segundo ele, o livro foi escrito para “irritar o maior número de pessoas” e, pelo visto, tem conseguido, pois o livro é excelente e denso: Narloch pesquisou mais de 120 livros e teses a respeito, sabe do que está falando. Veja abaixo entrevista com jornalista Augusto Nunes, de Veja.com. e se irrite um pouco também. No youtube, você pode ter acesso às demais partes da entrevista. Saúde ao Leandro.
fontes: livro "O Guia politicamente incorreto de História do Brasil (Leandro Narloch, ed Leya,2009), wikipedia e Veja.com

sábado, 12 de junho de 2010

A Lição do Figo Rosado

“Figo rosado traz a atenção dos pássaros, ensacai-vos”. Meu avô dizia sábio enquanto ensacava cada fruto com saquinhos daqueles pra acondicionar pipoca em festa de criança – feito o serviço, garroteava cada um com um barbante fino, para que o vento não levasse. Era pouco mais que um pitoco de gente quando presenciei o ensinamento. “Vô, esse cordão não vai prender a perna do figo?”. Meu vô era um sabio das coisas simples, como simples ele foi a vida inteira. Não era de complicar nada, com poucas palavras, falava tudo. Riu da expressão “perna do figo” e, terminado o serviço, sentou-se para ouvir Internacional e Juventude no radinho Evadin.
Isso me veio enquanto cuidava da nossa figueira. Ensacar os figos é um ritual. Uma homenagem silenciosa ao Seu Antônio - a lição do figo rosado cumpriu seu legado. Essa figueira me supreende, nunca fui de me dedicar à plantas. Comprei a muda porque vi na casa de um amigo e a achei surpreendentemente bonita, pelada e sem fruto algum (vai entender). Dizem que as plantas reagem à mão do dono. Ou enganei essa figueira ou tenho mais apreço por ela do que pensava – até agora, 24 figos, em 3 etapas. Os primeiros 2, não dei muita bola. Os passarinhos chegaram antes, deixando os restos mortais. Ví aquilo e, envergonhado, lembrei da lição do figo rosado.
Hoje, o ato solene de ensacar os figos teve o dobro do público habitual. Meu filho olhava atento. “Pai, pra quê ensacar os figos?”. Ao ouvir aquilo, me senti dono de um imenso legado. Impostei a voz, me preparei, enchi o peito e tasquei – “Filhão, figo rosado traz a atenção dos pássaros. Eles comem e aí a gente fica sem.” Obrigado vô, fique certo de que seu legado está preservado.

Soldados de Plástico para defender organismo

Quando um anticorpo se liga à uma toxina específica no nosso organismo, ele interrompe a ação dessa toxina, nos defendendo dos seus efeitos. Produzidos pelo sistema imune, os anticorpos são capazes de se ligar a uma infinidade de toxinas, vírus e bactérias, além de se comunicarem com outras células, informando sobre o agente externo e prevenindo assim futuras invasões (memória imunológica).
Pois um estudo publicado no "Journal of the American Chemical Society", do professor Kenneth Shea (Universidade da Califórnia – Irvine/CA) apresentou o primeiro teste com anticorpos de plástico, capazes de imitar o comportamento dos anticorpos naturais. O alvo foi a melitina, o componente mais abundante e tóxico contido no veneno da abelha. Estes anticorpos conseguiram interromper o efeito da melitina em camundongos, sendo que é a primeira vez que o processo é testado em animais. Dos camundongos que receberam o tratamento, 40% morreram. No grupo dos que não receberam tratamento, todos morreram.
O teste com anticorpos de plástico representa a primeira etapa para a produção de anticorpos específicos, no combate a envenenamentos até doenças complexas de difícil contra-ataque. Sem dúvida, uma grande novidade para a medicina moderna. Super soldados sob encomenda não acontecem só em filmes de ficção.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Etanol de Vaca (?!)

Soro Lácteo, na industria do leite, é tido como lixo – um dos subprodutos mais contaminadores da indústria alimentícia e estamos falando de coisa grande: pra fazer 1 quilo de quejo, desperdíça-se 9 litros de Soro, segundo produtores argentinos.
Pois o Ceprocor (Centro tecnológico dependiente del Ministerio de Ciencia y Tecnología de Cordoba) conseguiu com que 37 litros de soro se transformacem em etanol. Isso mesmo, los hermanos lograran exitos.
Com uma produção de mais de 10 milhões de litros de leite/ano, isso “significaria mais de 50% da demanda de etanol da Argentina”, segundo Tulio Del Bono (Secretário da Ciência e Tecnologia). Mas o Sr. Del Bono só vai contar todo o segredo para o mega investidor que vier abanando o cheque.
Apesar de representar uma verdadeira inovação, os argentinos não foram os primeiros. Na Nova Zelândia, 3 refinarias já operam processando o Soro Lácteo em Etanol. Como tudo na vida, a primeira vez assusta, mas logo entra na pauta do dia a dia dos países e aì ninguém segura. Mais uma alternativa interessante no admirável mundo dos biocombustíveis.
fonte: biodiesel website, Revista América Economia e Energia Innovativas blog;

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Foursquare - A Novidade está nas Redes Geossociais

Em dezembro de 2009, no post O Futuro nas Redes Sociais (Quais as que existem e pra quê?) mencionei a existência das várias redes sociais e o que cada uma oferecia, certo? Engano nosso - agora temos mais uma rede. A novidade é o Foursquare, que você pode instalar no seu Smartphone. O que o Foursquare tem de diferente? é uma chamada Rede Geossocial, que mistura rede, jogo e guia turístico: você preenche o perfil, se conecta e a partir daí vira um alfinete num mapa, assim como os mais de 1,3 milhões de usuários atuais pelo mundo. O mapa lembra uma daquelas maquetes gigantescas, como um GPs mais detalhado, onde você localiza pessoas e se orienta por informações postadas pelas mesmas – onde comer (e onde NÃO comer), que museu visitar, que filme assistir e como chegar a todos esses lugares. É possível criar uma “to do list”, com comentários detalhados tipo "já fui, gostei/não gostei". A medida que você vai frequentando lugares, vai ganhando “adesivos”, juntando pontos e condecorações (badges) e se você vai a um local mais de uma vez, recebe o título de “Mayor”.
O Marketing Viral se renova mais uma vez, inventa novos meios. Imagine o potencial mercadológico desse negócio. Nos EUA, bares e restaurantes, por exemplo, dão descontos e regalias a quem faz “check in” nesses estabelecimentos. O jornal Financial Times distribui assinaturas grátis a quem acessa determinados lugares e vira “Mayor”. E pra dar uma mãozinha no ímpeto de botar o pé na rua, se você acessar depois do expediente junta mais pontos.
Para ingressar no Foursquare, basta entrar no site deles (o link está logo abaixo, em "fontes"), fazer o “check in”, baixar o aplicativo para o seu Iphone, Blackbarry, Windows Mobile (ou Android, webOS) e começar a interagir. Dalí pra frente nada de novo, vá convidando e sendo convidado, vida que segue.
fontes: Fontes: wikipedia, Revista América economia– jornalista Rodrigo Guayquil (maio/2010) & Foursquare website.

domingo, 6 de junho de 2010

Domingo, 7horas - Tem consumidor pra Tudo (parte 2)

Domingo - desta vez acordei ainda mais cedo antes de ir ao supermercado - precisamente as 5:00hs da manhã pra ler jornais, revistas e vasculhar a web. Ah sim, o silêncio - só o cooler do micro e as maritacas na rua, o resto é silêncio.
Vejamos: um bazar de itens chiques contrabandeados pela Daslu, arrematados no porto de Paranaguá, gente ganhando a vida (e muito dinheiro) jogando pôquer (outros, tarô ou búzios), Hebe Camargo de peruca loira, força a barra dizendo à imprensa que "o câncer não é o monstro que todos falam". Hebe, valeu a intenção, mas mais respeito às senhorinhas que te veneram, nem todas pensam da mesma forma (pense em uma mãe que perdeu um filho com leucemia). Neguinho da Beija Flor quer se candidatar a Prefeito de Nova Iguaçu (RJ), mas não sabe o que é "domicílio eleitoral" (essa doeu). Morreu o Sem Destino Dennis Hooper.
E o frio por companheiro. Me preparo para mais uma ida furtiva ao supermercado as 7hs. Perder o sono tem suas vantagens - olho minha lista de 45 itens indispensáveis. Só uma boa música pra começar um domingão frio desses - então, veja o clip abaixo - Lenine e Julieta Venegas, com "Miedo", um show de poesia e ótimo som. Saúde e ótima semana!
fontes: Revista Veja, Folha Online, Revista Piauí, Estadão.com, Bemvindo ao Pôquer wesite e Youtube.

sábado, 5 de junho de 2010

Gripe: é bom se vacinar - alerta OMS é nível 6

Vacina da gripe – ontem tomei a minha. Fui o último da família a tomar e minha mulher teve quase que me seqüestrar, mas tinha que dar o exemplo pro pequeno. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, nas primeiras 3 etapas da Campanha de Vacinação no Brasil, a falta de tempo foi a justificativa de mais de 40% das pessoas que não compareceram para tomar a vacina da gripe. Tentei essa da falta de tempo em casa, mas desta vez não colou. Meu desconforto com vacinas é algo acima da média, não gosto mesmo, mas não pelas bobagens que vemos na internet e sim porque tenho pavor de agulhas. Exame de sangue ou doação é tensão do inicio ao fim do processo, dói mais na alma que no corpo, sou assim, fazer o quê? Mas com essa gripe não dá pra brincar, tem que fazer a vacina - e a picada não dói mesmo, incrível. No dia seguinte, fica um pequeno desconforto no músculo deltóide (porção superior externa do braço) como uma batida leve, e só.
A OMS decidiu manter o alerta de pandemia (nível 6 – o maior índice da escala), pedindo que os países mantenham fortes as suas ações de controle contra a gripe. No Brasil, foram registradas 64 mortes de janeiro até junho. O foco no hemisfério sul é o inverno, com temperaturas muito baixas – é nesse momento que, se baixarmos a guarda, o H1N1 pode fazer a festa. Por isso, dê menos ouvidos aos absurdos na Internet, aos e-mail fantasiosos que te mandam, ao Orkut e outras sandices e tome a vacina o quanto antes, quer seja no posto ou em clínicas particulares. Não prive seus filhos desse recurso. Sua Saúde e a da sua família agradecem.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corpus Christi - De Chinelos em casa porquê?

Feriado de Corpus Christi – fato: estou de chinelos em casa, me dão um feriado de presente desde que me conheço por gente e nunca me perguntei o porquê. Tive minha iniciação religiosa no catolicismo, passando por 2 grandes colégios – O Meninópolis (de padres) em São Paulo (hoje não existe mais, colocaram uma faculdade lá) e o Nossa Senhora da Glória (de freiras), em Porto Alegre. Se em algum dia no passado, me foi dito o significado da data, não fixei. E acho hipocrisia aquela história de “católico não praticante” (é o mesmo que ser um “tenista não praticante”, me poupe) há muitos anos não sou mais católico, migrei pra outras vertentes. Fui pro “Google” pesquisar. Segundo o preceito católico:
“É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição.”
Continuei na mesma – é pouca comida pra alimentar meu espírito pragmático. Segui adiante e o mais perto que cheguei foi o seguinte: É uma data católica instituída para celebrar a presença de Cristo, sua Morte e Ressurreição (Sacramento da Eucarestia), materializada através da transubstanciação, um dogma baseado na mensagem de Jesus através da Santa Ceia – a transformação do pão e do vinho em seu corpo e em seu sangue. Para a Igreja Católica, muito embora pão e vinho conservem suas propriedades originais (segundo o significado dado por Cristo), já não são mais pão e vinho. A comemoração oficial foi determinada através da bula “Transiturus”, do Papa Urbano IV em torno do ano de 1200. No Brasil, a data entrou para o nosso calendário em 1961.
Me chamou a atenção os zilhões de blogs e sites de “peregrinos” explicando o que significa o Corpus Christi, mas nenhum link sequer para um site da própria Igreja, em português. O site do Vaticano tem um link em portugês, mas se ocupa das atividades do Vaticano apenas. Falta Marketing agressivo ou a enxurrada de peregrinos “geeks” é a própria essência do Marketing Viral Eclesiático? O pão e o vinho são o must. Já pensou a inveja das outras bebidas, por não serem milenarmente vinculadas à uma figura tão influente quanto Cristo? Será que um dia, nem por um minuto, Jack Daniels sonhou com a sentença divina: "E Cristo, tomando nas mãos o cálice do mais puro bourbon, disse...".
Ok, me sinto mais aliviado em conhecer a data que me pôs em casa de chinelo e jornal na mão. Só ficou sem resposta a pergunta que não quer calar: Porque feriado? Saúde e bom Corpus Christi!

IKEA - na cozinha com glamour

Bom humor: Saúde em estado risonho. Rir de si mesmo tem o poder, por exemplo, de transformar ambientes tensos. Pessoas bem humoradas são aceitas muito mais facilmente em quaisquer grupos. Quer ver? Lembre daquele colega de trabalho mais sarcástico que todo mundo convida pra reuniões sisudas.
Em publicidade, não é de hoje que o humor é fórmula certa de acesso ao consumidor. A IKEA é uma cadeia de lojas dinamarquesa especializada em móveis e utensílios de bom gosto a preços baixos (a nossa Tok Stok copiou o modelo) - o humor é carcaterístico nos comerciais deles. Neste (abaixo), juntaram humor e glamour num só anúncio e o resultado você pode conferir.
fontes: IKEA webite, wikipédia e Youtube

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Obesidade - Um novo tratamento pode vir da pimenta

As pimentas comuns possuem uma substância, a capsaicina, irritante para o homem e urticante quando em contato com a pele. O chilli é um bom exemplo. Pois o cientista coerano Jong Won Yun (Universidade Daegu/Coréa) está desenvolvendo um estudo comprovando que a capsaicina reduz a absorção de calorias pelas células e, consequentemente, ajuda a perder peso. Ainda não está claro o mecanismo pelo qual isso acontece, porém o Dr. Yun estudou a ação do composto em ratos com dieta hiper gordurosa e relatou que os roedores que receberam capsaicina ganharam 8% menos de peso do que os demais.
Pode ser o sinal para o desenvolvimento de novas drogas para o combate à obesidade. Será a revanche da “Big Macs” generation. Quem sabe? Veja o estudo no íntegra (passe o mouse): Journal of Proteome Research
fontes: Journal of Proteome Research, wikipédia & Folha Online (jun/2010)

Medicina de Plasma - um futuro para tratamento de doenças complexas

A palavra “Plasma” lembra o quê (Físicos, Biólogos e Médicos não vale, seria covardia)? Se a resposta for Sangue, você não é o único. Normalmente é a primeira lembrança, por causa do Plasma Sanguíneo (componente líquido do sangue no qual as células sanguíneas estãos suspensas). Mas Plasma tem outro significado bem diferente. Na física, é o que se chama de 4º estado da matéria, gás ionizado – sol é plasma(partículo ionizada), por exemplo. Mas o que isso tem a ver com este post?
Tem a ver com Medicina de Plasma, especialidade nova e revolucionária na medicina. Esse segmento foca a utilização do plasma para combater doenças cujos microorganismos causadores não respondem aos esquemas terapéuticos convencionais. No New Journal of Physics (nov/2009), um artigo chamado “Plasma Medicine, a introdutory review” defende o uso do plasma segundo esta perspectiva. No estudo, pesquisadores citam o uso de plasma frio (partículas em temperatura ambiente) em altas doses para destruir basctérias, vírus e matar por exemplo, células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama – tudo depende da intensidade e da duração das aplicações.
A luta contra vírus e bactérias está ganhando um aliado tão complexo quanto importante. Veja o estudo na intrega (passe o mouse em cima): PlasmaMedicine
fontes: wikipédia & New Journal of Physics e Revista América Economia (jan/2010)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lei força o aumento do número de bibliotecas no Brasil

O tema "livro digital vs livro de papel" esquentou por aqui. Diretamente no "SeES", no Linked in ou no Facebook, foram 15 comentários, réplicas e tréplicas a respeito do post “Rápidas - Saraiva e os livros digitais (cadê a vantagem?)”. Tema forte, com opiniões fortes e apaixonadas, em defesa ou do papel ou dos IPADs e Kindles. Pois me atrevo a apimentar mais esse tema, acho que não tenho muito juizo.
Foi sancionada semana passada pelo Presidente Lula a lei 12.244 e publicada no Diário Oficial: "Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País". Em outras palavras, ela determina que toda e qualquer escola, quer seja pública ou privada, vai ter que ter uma biblioteca. E o acerva tem que corresponder a um livro por aluno matriculado, sendo que as escolas terão até 2020 para a adequação à nova norma.
Acontece que segundo estudo do Movimento “Todos pela Educação” isso significa, abrir 25 novas bibliotecas/dia só nas escolas de ensino fundamental pelos próximos 10 anos. Vamos considerar que por morosidade ou desinteresse, menos da metade deste índice seja atingido, quem sabe 30% apenas: estamos falando de mais de 3mil acervos novos/ano. Não é pouca biblioteca. Isso que nem consideramos as escolas de estudo infantil, cujo o número de bibliotecas a serem construidas deverá ser de 7.800/ano. Independente do que podemos pensar a respeito, os fatos mostram que temos aí uma grande área de oportunidade para livros no país. Falar é fácil, fazer lei é mais fácil ainda, mas para mudar uma cultura, é preciso achar uma ponta da corda.
Ok, dá pra imaginar esse monte de escolas recheadas de computadores e a garotada fazendo dowload de livros digitais...não quero desapontar, mas parece que não será bem assim: segundo o 1.º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado pelo Ministério da Cultura, apenas 29% das escolas publicas têm internet.
Mesmo a profissão de bibliotecário deve representar um “up” como oportunidade, pois hoje existem apenas 21 mil profissionais formados. Um bibliotecário “geek” poderá se tornar cobiçado no mercado e, pelo visto, não vai demorar muito.